Em seu discurso de encerramento, o presidente Jair Messias Bolsonaro, agradeceu aos participantes pela “frutífera troca de experiências que ocorreu durante o encontro”, destacando os debates sobre diversos temas, entre eles, o acesso universal à saúde, educação e economia digital e inclusão financeira de todos os cidadãos.
Bolsonaro disse que o Brasil é um país “resiliente” e que quer um futuro sustentável, repleto de oportunidades a população.
Declarou, ainda, que o governo tem promovido a abertura da economia, com vistas a uma integração do Brasil aos fluxos de comércio e investimentos mundiais.
“Estamos construindo um país aberto para o mundo, disposto não apenas a buscar novos acordos comerciais, mas também a assumir novos e maiores compromissos nas áreas do desenvolvimento e da sustentabilidade”, discursou ele.
O presidente aproveitou a oportunidade para “alfinetar” governantes de países que criticam a postura do Brasil quanto à preservação do meio ambiente:
“No cenário mundial, somos responsáveis por menos de 3% da emissão de carbono, mesmo sendo uma das 10 maiores economias do mundo”, disse.
E continuou:
“Mantemos o firme compromisso de preservar o nosso patrimônio ambiental. Também mantemos a determinação de buscar o desenvolvimento sustentável em sua plenitude, de forma a integrar a conservação ambiental à prosperidade econômica e social”.
Uma participação sublime do presidente do Brasil.
Assista ao discurso na íntegra:
Jornal da Cidade