terça-feira, 19 de junho de 2018

Colômbia é repleta de belezas naturais e históricas


Centro histórico. Conjunto arquitetônico é tombada pela Unesco - Charly Boillot/ProColombia/Divulgação / Charly Boillot/ProColombia/Divulgação



Quer conhecer um pouco sobre o país? Veja algumas de suas principais atrações:

Bogotá: capital vibrante e artística

Por muito tempo, a Colômbia esteve associada ao narcotráfico e a Pablo Escobar. Porém, o país vem se renovando e a capital, Bogotá, é exemplo dessas transformações. A mais de 2,6 mil metros acima do mar, a cidade tem 6,7 milhões de habitantes e clima multicultural.

A sua cena artística impressiona. São 58 museus e mais de 70 galerias de arte, onde se destacam o Museu Nacional da Colômbia e famoso Museu do Ouro, que tem a maior coleção de ouro pré-colombiana do mundo. Também importante, o Museu Botero, em homenagem ao artista que dá nome ao local, tem, além das 123 obras dele, 87 obras de artistas internacionais, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Joan Miró, Marc Chagall e Auguste Renoir.

Outra boa dica é a Galería Casas Riegne. Fundada em Miami, em 2001, abriu as portas na Colômbia em 2005 com obras de artistas colombianos da cena contemporânea como Beatríz González, Adolfo Bernal, Bernardo Ortiz, Danilo Dueñas e Mateo López. E não dá para deixar de ir no Centro Cultural Gabriel García Márquez, que tem sua estrutura toda de tijolo e concreto, obra do arquiteto Rogelio Salmona.

A cidade também ferve com opções gastronômicas e de diversão. A Zona Rosa, localizada entre as ruas 79-85, é o principal point para quem busca este tipo de programação. Além de um shopping principal repleto de grifes, há uma diversidade grande de cafés, bares e pubs. Alguns, inclusive, com cervejas artesanais como a Bogotá Beer Company.

Cartagena das Índias

"Capital das esmeraldas”, a cidade de Cartagena das Índias, no litoral norte, e seu conjunto de fortificações (o mais completo da América do Sul e Patrimônio da Unesco) tem atraído cada vez mais brasileiros. E não somos apenas nós: Gabriel García Márquez foi um dos maiores fãs do local: ele viveu por muitos anos lá, sendo a cidade inspiração para os livros "Ninguém Escreve ao Coronel" e "O Amor nos Tempos do Cólera".

Quem for a cidade precisa conhecer o seu centro, que tem uma arquitetura de estilo colonial. A entrada principal é pela Puerta del Reloj, que sai na Plaza de los Coches. Ao redor, estão as praças de la Aduana, de San Pedro Claver e a igreja também em homenagem ao São Pedro Claver, onde o corpo dele ('Santo dos escravos africanos') está em um caixão.

Ali perto, fica a Plaza de Bolívar, que é, na verdade, um parque com uma estátua de Simón Bolívar e rodeada por edifícios com varandas coloniais. A Agência de Arquivos Históricos, o Palácio do Governo e a Catedral de Cartagena, que data do século XVI, também estão por ali.


O calçadão de Spratt Bight, em San Andrés, no Caribe colombiano - Procolombia / Divulgação


Restaurada, a Igreja de Santo Domingo vale a visita. Ela fica na frente da Plaza Santo Domingo, onde há a escultura Mujer Reclinada, presente de Botero à cidade. No centro também está localizado o Convento dos Padres Augustinianos e a Universidade de Cartagena.

O famoso Castelo de San Felipe de Barajas, que fica a uma caminhada de 20 minutos do Centro Histórico, é o maior forte já construído pelos espanhóis em suas colônias. Alguns dos muitos túneis da construção, que foram feitos para que fosse possível ouvir passos de pessoas em aproximação, estão abertos para visitação.

San Andres: caribe colombiano
O arquipélago de San Andrés, está a 1,3 mil km da capital, e a 775 quilômetros do continente colombiano. São pequenas ilhas caribenhas de mar cristalino cercadas pela Reserva da Biosfera Seaflower — uma das maiores barreiras de corais das Américas.

A região, de origem vulcânica, é ideal para mergulhos submarinos e todo tipo de esporte aquático. O arquipélago também é conhecido pelas praias de areia branca e pelas águas calmas e mornas de seu mar, cuja temperatura perfeita oscila entre os 26°C e 29°C durante o ano todo.

Patrimônios da Unesco
A Colômbia é endereço de vários sítios considerados Patrimônios da Humanidade, título concedido pela Unesco: o Parque Nacional de Los Katios, o Centro Histórico de Santa Cruz de Mompox, o Parque Arqueológico de San Agustín, o Parque Arqueológico Nacional de Tierradentro, o Santuário de Fauna e Flora de Malpelo, a Paisagem Cultural do Café de Colômbia e o Qhapac Ñan (o sistema viário andino pré-hispânico).

Colômbia na Copa da Rússia
O próximo jogo da Colômbia é contra a Polônia, no dia 24, na Arena Kazan, na cidade de Kazan. O último confronto do país na fase de grupos é no dia 28/6, contra o Senegal, na Arena Samara, em Samara.



O Globo