Após uma queda de quase 15% na última sexta-feira com a notícia da saída de Pedro Parente do comando da empresa, as ações da Petrobras abriram nesta segunda-feira em recuperação. Os papéis da empresa sobem 7,92%, a R$ 17,45, a maior alta entre as ações do Ibovespa, principal índice da B3 (antiga BM&FBovespa), que avança 1,47%, aos 78.372 pontos.
Já o dólar, que teve valorização de quase 3% na semana passada, opera em queda nesta segunda-feira. A moeda americana recuava 0,71% por volta de 10h30, negociado a R$ 3,741.
A valorização das ações da Petrobras, no entanto, pode ser um movimento passageiro. Segundo analistas, o mercado vai acompanhar de perto como será a condução da política de preços pelo novo presidente da companhia, Ivan Monteiro. Camila Abdelmalack, economista da CM Capital Markets, diz que o mercado está de olho em como Ivan Monteiro conduzirá a questão de interferência do governo na política de preços.
Monteiro é bem visto pelo mercado, mas tendência da ação a partir desta semana deve depender da reversão das expectativas de que a autonomia da gestão da estatal está ameaçada.
Com O Globo e Bloomberg