sexta-feira, 1 de maio de 2015

Planalto espera 1º de Maio mais crítico desde que PT chegou ao governo

Vera Magalhães - Painel - Folha de São Paulo


Olhe para o lado O Planalto espera que as manifestações do 1º de Maio sejam as mais agressivas em relação ao governo desde a chegada do PT ao poder, mas considera que o foco dos ataques no projeto da terceirização, atribuído ao Congresso e ao empresariado, pode diluir o desgaste sofrido. Auxiliares de Dilma Rousseff avaliam que o assunto afeta trabalhadores de maneira geral e pode desviar o foco das medidas provisórias do ajuste fiscal, que teriam impacto maior na imagem do governo.

Batalha 1 Por isso, as centrais fazem seus atos apontando cada uma para um lado. A CUT, ligada ao PT, deve centrar fogo no combate à proposta de terceirização.

Batalha 2 A Força Sindical, por sua vez, vai focar as medidas do ajuste, que devem ir a votação no Congresso já na semana que vem.

Vai tu mesmo Dirigentes da Força ironizavam a decisão de Dilma de mandar o ministro Manoel Dias (PDT) para o 1º de Maio da central. Diziam que era uma vingança contra Carlos Lupi, presidente da sigla, pelas críticas ao PT.

Viral O líder da minoria na Câmara, Bruno Araújo (PSDB-PE), vai lançar um vídeo nas redes sociais nesta sexta com um “panelaço virtual”, em reação à fala que Dilma deve fazer na internet. Tucanos dirão que a petista não teve coragem de discursar na TV depois de ter “mentido” no último 1º de Maio.

Exagerado Michel Temer avisou ontem a Dilma que divulgaria uma nota em resposta aos ataques de Renan Calheiros a ambos. A petista indicou que o presidente do Senado havia cometido excessos e concordou com o vice.

Triangulação O PMDB recorreu ao Planalto contra a nomeação de Márcio Zimmerman, ex-secretário-executivo de Minas e Energia, para a presidência da Eletrosul. O cargo havia sido prometido a peemedebistas de Santa Catarina. Dilma ficou de achar outra vaga para Zimmerman.

Pelo… Antonio Imbassahy (PSDB-BA) vai pedir, via CPI da Petrobras, uma perícia nos equipamentos de gravação do Conselho de Administração da estatal para apurar a destruição dos registros das reuniões do órgão.

… ralo Quando a comissão pediu os áudios, em março, a estatal não avisou que os dados haviam sido apagados.

Detenção O ministro Teori Zavascki disse a interlocutores que o texto de sua decisão que prorrogou inquéritos sobre políticos na Lava Jato era um recado de que a rixa entre procuradores e delegados da PF poderia colocar em risco as investigações.

Sono dos justos 1 O ex-deputado Luiz Argôlo comemorou a redistribuição dos presos detidos na superintendência da PF em Curitiba.

Sono dos justos 2 Antes, ele dividia cela com André Vargas e se queixava de que o companheiro passava a madrugada querendo conversar e não o deixava dormir.

Fui por aí Geraldo Alckmin (PSDB) retomará as viagens para fora de São Paulo neste fim de semana. Vai participar de atividades da ExpoZebu, em Minas Gerais, e da inauguração de um centro de pesquisa. Deve ser a primeira etapa de um roteiro pelo país.

Quero mais Fernando Haddad e Orlando Silva (PC do B) tiveram conversa nesta quinta-feira sobre a composição da chapa de reeleição do petista em 2016 os comunistas foram vice em 2012.

Chateado O deputado deixou o encontro se dizendo insatisfeito. Diz que o prefeito dá prioridade a siglas como PTB e PR e que é hora de o PC do B procurar alternativa para o ano que vem.