Justiça deveria ter determinado a remoção do equipamento em setembro, quando o STF publicou a certidão de trânsito em julgado
Neste início de ano, Oeste traz novamente aos leitores reportagens que fizeram sucesso ao longo de 2024. O texto abaixo, publicado originalmente em 28 de outubro, informa que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou remover a tornozeleira eletrônica do ex-morador de rua Wagner de Oliveira, preso pelo 8 de janeiro.
Leia a reportagem Nesta segunda-feira, 28, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou remover a tornozeleira eletrônica do ex-morador de rua Wagner de Oliveira, preso pelo 8 de janeiro.
A ordem é endereçada à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, onde o homem de 50 anos vai semanalmente prestar informações sobre o monitoramento eletrônico.
Embora absolvido pelo STF em agosto deste ano, e com a certidão de trânsito em julgado publicada em 10 de setembro, Oliveira ainda usa o equipamento. O homem ficou sabendo do reconhecimento de sua inocência no STF durante conversa com a reportagem, que o procurou para saber como está sendo a vida fora do cárcere.
“Houve uma audiência pelo celular, no ano passado, mas depois ninguém falou mais nada”, contou o homem. “Às segundas-feiras, vou à Vara assinar os papéis.”
Wagner de Oliveira ainda usa tornozeleira eletrônica, mesmo tendo sido absolvido – 21/10/2024 | Foto: ReproduçãoHá poucos dias, depois de Oeste noticiar a situação de Oliveira, a Defensoria Pública da União, que o representa na Justiça, pediu a Moraes o fim das medidas restritivas. “Requer a defesa que seja determinada a imediata retirada do equipamento de monitoração eletrônica, bem como comunicado à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal que não mais persistem quaisquer medidas cautelares”, escreveu a DPU, no pedido.
No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.
Revista Oeste