quarta-feira, 9 de maio de 2018

Walmart vence disputa com Amazon e compra rede indiana por US$ 16 bilhões


A Amazon comprou cerca de 77% do site de compras indiano Flipkart - Abhishek Chinnappa / Reuters


Com O Globo e agências internacionais


NOVA YORK — O Walmart concordou em pagar US$ 16 bilhões por cerca de 77% do site de compras online indiano Flipkart, o maior investimento estrangeiro do varejista norte-americano, ao enfrentar a rival Amazon.com em um dos maiores mercados emergentes do mundo. Assim, o Walmart consegue grande presença uma economia em rápido crescimento, onde a americana esforçou para estabelecer uma posição segura.

O percentual restante dos negócios será mantido por alguns dos atuais acionistas da Flipkart, incluindo Binny Bansal, da Flipkart, Tencent Holdings, da China, Tiger Global Management LLC e Microsoft.

As vendas online explodiram na Índia nos últimos dois anos. O Walmart e a Amazon têm lutado muito para alcançar o Flipkart. Seus motoristas de entrega, com suas motos e mochilas enormes, tornaram-se onipresentes em toda a nação de 1,3 bilhão de pessoas. 

As vendas online totalizaram US$ 19,6 bilhões na Índia em 2017, de acordo com um relatório da Forrester, e devem crescer muito em 2018.

O investimento foi mais do que os cerca de US$ 12 bilhões especulados, na semana passada, por fontes próximas ao negócio.

Em comunicado a gigante americana disse que o acordo inclui US$ 2 bilhões em financiamento de novas ações da Flipkart, que poderiam ser vendidas para investidores adicionais no futuro, diluindo a participação geral da empresa nos EUA.