terça-feira, 26 de maio de 2015

A ´cara de dilma`: ciclovia da Lagoa afunda perto de onde médico foi esfaqueado e morto por assaltante

Giselle Ouchana - O Globo

Pista cedeu após raiz de árvore atingir tubulação da Cedae e provocar vazamento. Abastecimento de água pode ser afetado



Parte da ciclovia da Lagoa desmoronou perto de onde ciclista foi esfaqueado - Fernando Quevedo / Agência O Globo


Um trecho da ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, afundou na noite desta terça-feira. A pista cedeu na altura da Curva do Calombo, perto de onde o médico Jaime Gold, de 57 anos, foi esfaqueado e morto por um assaltante na semana passada. Uma cratera se formou no local. Homens do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Cedae e da prefeitura foram acionados.

O afundamento aconteceu porque a raiz de uma árvore atingiu uma tubulação da Cedae de 400 mm, provocando um vazamento por volta de 18h50m. Com isso, o terreno, que possui características de mangue, ficou encharcado. Às 20h, duas árvores caíram, arrastando cerca de 30 metros da pista da ciclovia e a mureta de proteção, que caíram na lagoa. Não houve feridos.

Afundamento foi causado por vazamento de água: raiz de árvore atingiu tubulação da Cedae e terreno ficou encharcado - Fernando Quevedo / Agência O Globo


A Cedae informou que enviou um equipe ao local para realizar os reparos necessários. 

Para que o serviço fosse iniciado, técnicos realizaram uma manobra na rede. Por isso, o abastecimento de água da região pode ser prejudicado nas próximas horas. Já a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) disse que realizou uma vistoria no local, para averiguar os estragos.

O escritor Ronaldo Wrobelg, que trafegava pela Avenida Epitácio Pessoa por volta das 20h10m, viu quando tudo aconteceu e ficou assustado.

— Eu estava indo em direção ao Túnel Rebouças quando percebi muita água na pista contrária. Achei estranho. Logo depois, vi as árvores caindo e parte da ciclovia afundando na lagoa. Graças a Deus não tinha ninguém passando no trecho naquele momento — contou.

Por causa do afundamento, a faixa da direita da Avenida Epitácio Pessoa, sentido Zona Sul, foi fechada para a segurança dos motoristas que trafegam na região.