quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

PIB sobe 7,7% no 3º trimestre. Maior variação desde o início da série histórica, iniciada em 1996

 

O crescimento de 7,7% foi o maior desde o início da série histórica, mas não recupera perdas da pandemiaMarcelo Benedicto/Agência IBGE Notícias


O PIB (Produto Interno Bruto), soma dos bens e serviços produzidos no país, subiu 7,7% no 3º trimestre, na comparação com os 3 meses imediatamente anteriores. Significa que o Brasil saiu da chamada “recessão técnica“.

Foi a maior variação desde o início da série histórica, iniciada em 1996. Com o resultado, a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019.

Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (3.dez.2020) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para o ano, os operadores do mercado e o governo federal estimam retração de 4,5%, bem abaixo do que anunciavam instituições nacionais e internacional, que previam queda ao redor de 9%.

ENTENDA O PIB

O Produto Interno Bruto é a soma de tudo o que o país produziu em 1 determinado período. Esse é 1 dos indicadores mais importantes do desempenho de uma economia.

O resultado oficial é calculado de duas formas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): pela ótica da oferta, que considera tudo o que foi produzido no país, e pela ótica da demanda, que considera tudo o que foi consumido.

Pelo lado da oferta, são considerados:

  • a indústria;
  • os serviços;
  • a agropecuária

Já pelo lado da demanda, são considerados:

  • o consumo das famílias;
  • o consumo do governo;
  • os investimentos;
  • as exportações menos as importações.

Com informações de Douglas Rodrigues, Poder360