segunda-feira, 8 de junho de 2020

Ministério da Saúde lança nova plataforma de dados sobre a covid-19

“A divulgação de informações abordará o cenário atual, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada”, informa a pasta
Ministério da Saúde
Sede do Ministério da Saúde em Brasília | Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
O Ministério da Saúde anunciou ontem que a pasta vai lançar nos próximos dias um novo sistema. Trata-se, portanto, de uma plataforma para mostrar os dados acumulados de casos de coronavírus e mortes por covid-19.
“O novo modelo de divulgação de informações sobre a covid-19 abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada”, informa a pasta.
Por isso, de acordo com o ministério, o uso da data de ocorrência (e não da data de registro) auxiliará a obter um panorama diferente. Em síntese, o cenário mais realista do que ocorre ao nível nacional.
Além disso, “a inovação favorecerá a predição, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da covid-19, nos âmbitos regional e nacional”, conclui a nota.
Por isso, o governo tenta mostrar um quadro mais preciso da situação.

Integração de sistemas num único site

Assim sendo, a pasta decidiu centralizar todas as informações em uma única plataforma. Os técnicos vêm trabalhando em várias ferramentas para facilitar a visualização dos dados:
1. Através do Painel Coronavírus COVID-19;
2. Através do site Coronavírus COVID-19;
3. Através do aplicativo (App) para smartphone Coronavírus – SUS, com mais de 5 milhões de downloads;
4. Envio de microdados da Síndrome Gripal Leve e SRAG para os Estados e Municípios;
5. Disponibilidade de Dados para a população e academia.
Com informações da Agência Brasil

, Revista Oeste