A “paciente zero” no Brasil é uma mulher de 57 anos, que faleceu em São Paulo
O Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro retificou a data da primeira morte por coronavírus no Brasil.
Anteriormente, o dia do primeiro óbito foi divulgado como 16 de março. Neste sábado (27), o ministério afirmou que a ocorrência foi dia 12 de março.
A paciente é uma mulher de 57 anos, que faleceu em São Paulo após dar entrada no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, um dia antes.
O Ministério da Saúde explicou:
“Em relação aos três óbitos ocorridos no dia 16/03, todos foram em São Paulo. Dos quatro óbitos ocorridos no dia 17/03, dois foram em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. É importante reforçar que os óbitos foram incluídos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) ao longo do tempo.”
A pasta deu mais explicações sobre os dados de mortalidade:
“Estes dados são usados para quantificar os problemas de saúde e determinar ou monitorar prioridades ou metas em saúde. O gráfico de óbitos por data da ocorrência reflete com mais precisão o número de óbitos confirmados por COVID-19 no momento em que eles ocorreram, e auxiliam aos gestores na melhor compreensão na dinâmica de ocorrência da pandemia no Brasil. O Ministério da Saúde vem divulgando semanalmente os óbitos por data da ocorrência por meio dos boletins epidemiológicos semanais.”
Tarciso Morais, Renova Mídia