“O Congresso Nacional prepara um golpe para reeleger Rodrigo Maia”, garantiu o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, numa live transmitida ontem por Jair Bolsonaro nas redes sociais e no YouTube. A bomba explodiu pouco depois de concluídas as carreatas contra parlamentares e ministros do Supremo Tribunal. Entre as reivindicações, estava o relaxamento do isolamento social.
De ontem para hoje, no Google, o nome de Jefferson — que em 2005 denunciou o escândalo do Mensalão — foi o oitavo mais pesquisado no Brasil inteiro. E trouxe na esteira aumentos repentinos em termos relacionados, como “golpe” e “golpe contra Bolsonaro”. Eles aguçaram a curiosidade de todos os Estados, com destaque para o Tocantins, o Acre e Rondônia.
Repercussão digital
Por volta das 23 horas de ontem, internautas levantaram no Twitter a hashtag “FechadoComBolsonaro” para apoiar o presidente, com bom desempenho na rede social. Conseguiu, ademais, alcançar os trending topics. Atingiu o pico às 9 horas desta segunda-feira, 20, ao totalizar 463 mil engajamentos. A principal impulsionadora foi, novamente, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).
A partir daí, perdeu força, mas “FechadosComBolsonaro” — com um “s” a mais — está nos assuntos mais comentados e, atualmente, apresenta 230 mil perfis tuitando com a hashtag. A título de comparação, adversários do presidente se esforçam para levantar “ForaBol卐onaro”. Porém, até o momento, a hashtag obteve o pífio resultado de 28 mil pessoas dedicadas a empurrar a campanha.
E aí @camaradeputados vcs não se manifestam? Seus anti democráticos !! ?? É verdade isso ?? #FechadosComBolsonaro twitter.com/revistaoeste/s …
Veja outros Tweets de Jotta Filho
#ForaBol卐onaro O que falta para tirar esse maluco da presidência. #ForaBolsonaro #ImpeachmentdoBolsonaroURGENTE
Veja outros Tweets de Alexandre Magno
No Facebook, quatro páginas de direita foram a principal força motriz de disseminação da denúncia de Roberto Jefferson, que ajudou a mobilizar as bases do presidente. A postagem de uma delas, por exemplo, teve 2 mil reações, 361 comentários e mil compartilhamentos. No Instagram, as publicações ultrapassaram pouco mais de 100 publicações.
Mídia
Quanto à imprensa tradicional, as notícias com melhor desempenho na internet foram aquelas relacionadas à carta assinada por 20 governadores em apoio a Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. O enfoque dado pela “grande mídia” é a defesa das instituições. Portanto, em confluência com a narrativa de ontem segundo a qual as carreatas pediam a intervenção militar e o fechamento do Congresso.
Os veículos alternativos alinhados à direita ofereceram outro ponto de vista, ao focalizar a repercussão das carreatas de ontem, que criticaram parlamentares, e não instituições, bem como a denúncia de Roberto Jefferson acerca de um golpe de Estado em andamento contra Jair Bolsonaro. Os capitães-mores seriam os presidentes do Congresso mancomunados com a oposição.
Revista Oeste