quarta-feira, 29 de abril de 2020

Ibaneis adia flexibilização para o dia 11 e mantém obrigatoriedade de máscara, mas multas estão suspensas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu no início da noite desta quarta-feira (29) que vai adiar para o próximo dia 11 a implementação de medidas de flexibilização de confinamento e de funcionamento de setores de atividade econômica, sobretudo no comércio.
Ibaneis também decidiu suspender por uma semana a cobrança de multas para quem, a partir desta quinta-feira (30), for flagrado sem máscara nas áreas públicas do DF.
Nesta primeira semana, as pessoas serão orientadas a usar o equipamento de proteção. Isso dará tempo, segundo o governador, para que o governo do DF reúna um número suficiente de máscaras e serem distribuídas às pessoas que não têm acesso a essa proteção.
Ele tomou a decisão em atendimento a ponderações técnicas, como a necessidade de dar tempo à Secretaria de Saúde de ampliar em cerca de 300 os leitos de UTI, o que está previsto para o dia 11, além de medidas de readequação, pela Secretaria de Mobilidade, da frota de ônibus em circulação para a reabertura do comércio.
Outro motivo para a decisão, indicado pelos técnicos e estatísticos da Codeplan (empresa pública de planejamento), que monitoram a curva de registro de casos, no sentido de aguardar mais uma semana para verificar o comportamento da expansão das infecções.
Ibaneis também levou em conta a necessidade de o governo do DF ter em mãos cerca de 100.000 testes a serem aplicados aos funcionários, a fim de que sejam autorizados a voltar ao trabalho, bem como a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs).
O governador também está preocupado com o fato de a proximidade do Dia das Mães provocar uma corrida à lojas, provocando aglomerações, o que seria muito ruim e favoreceria a proliferação da doença.

Cláudio Humberto, Diário do Poder