quinta-feira, 10 de maio de 2018

Trump anuncia reunião com Kim para o dia 12 de junho em Cingapura

Presidente americano disse em sua

 conta no Twitter que ele e o líder 

norte-coreano farão 'com que seja 

um momento muito especial para

a paz mundial'


O Estado de São Paulo

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 10, que sua aguardada reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, será realizada no dia 12 de junho em Cingapura.
Donald Trump e Kim Jong-un
Reunião entre Donald Trump e Kim Jong-un será realizada no dia 12 de junho 
Foto: AP Photo/Manuel Balce Ceneta, Korea Summit Press Pool via AP
"A reunião tão esperada com Kim Jong-un terá lugar em Cingapura no dia 12 de junho. Nós dois faremos com que seja um momento muito especial para a paz mundial", disse o líder americano em sua conta no Twitter.
Os dois líderes devem discutir sobre o programa de desenvolvimento e testes de armas nucleares da Coreia do Norte, que tem aprofundado as tensões entre Washington e Pyongyang.
Media Quality
360P
Mobile Preset
Trump confirma que diretor da CIA se reuniu com Kim
Trump anunciou a data da cúpula horas depois que os três americanos que estavam detidos na Coreia do Norte desembarcaram em Washington. Eles foram libertados por Kim na véspera em um gesto "de boa vontade".
O magnata disse que acreditava que Kim queria trazer seu país "para o mundo real" e tinha muitas esperanças quanto à reunião com ele, que será a primeira entre um presidente americano em exercício e um líder norte-coreano. "Acho que temos uma boa chance de fazer algo muito significativo", destacou Trump. "Minha maior conquista será quando desnuclearizarmos toda a península."
O presidente americano conversou por telefone com o líder da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a quem expressou a esperança de que a libertação dos três detidos pudesse impactar positivamente o encontro com Kim.
Media Quality
360P
Mobile Preset
Trump aceita se reunir com Kim Jong-Un
Em março, Trump surpreendeu o mundo ao aceitar um convite de Kim Jong-un para realizar uma reunião a fim de conter a escalada de tensões na península coreana.
A Casa Branca insiste que a prioridade do governo é obter a eliminação total do programa de armas nucleares do governo norte-coreano. Pyongyang, por sua vez, defende a desnuclearização da península coreana, em uma referência clara à enorme presença militar americana na Coreia do Sul. / EFE, REUTERS e AFP