O Estado de S.Paulo
Para Jorge Paulo Lemann, fundador e sócio da 3G Capital, controladora de empresas como Anheuser-Busch InBev, Kraft Heinz e Burger King, o tempo em que era satisfatório apenas administrar uma empresa com eficiência já passou. Aos 78 anos, o empresário se intitulou um "dinossauro apavorado" com as mudanças nos gostos e nos hábitos que estão remodelando as maiores empresas de consumo do mundo, incluindo as da 3G.
"Eu sou um dinossauro apavorado, especialmente depois dessa conferência. Eu assisti a um painel sobre alimentos e eles só falaram sobre novos produtos e novas formas de produzir. Depois, fui a outro painel sobre inteligência artificial onde todo mundo falava muito sobre análise de dados e coisas assim", disse, ao participar do do painel "Estratégia e Liderança em Uma Era de Disrupção", na conferência anual do Instituto Milken, em Los Angeles, no dia 30 de abril.
"Eu tenho vivido neste mundo acolhedor de marcas antigas e grandes volumes", disse Lemann. "Nós compramos marcas sólidas que achamos que poderiam durar para sempre, captando dinheiro barato, pois o dinheiro era barato, para fazer isso. Você podia se concentrar apenas em ser muito eficiente. De repente, estamos sendo 'disrupted", completou.
Sobre a mudança de hábitos de seus consumidores, Lemann afirmou que mudanças de comportamento como a ascensão da cerveja artesanal pegou a todos de surpresa. Segundo ele, a Anheuser-Busch demorou a reagir. "Nós fizemos uma reunião do conselho num restaurante em que havia 200 marcas de cerveja artesanal e nenhuma nossa. Ficamos surpresos", conta. "Nos mercados internacionais, não nos surpreenderemos mais. Se uma cerveja artesanal aparecer na Argentina ou no Brasil e parecer boa, vamos comprar na hora."
O empresário ainda citou companhias como a Nike, o Starbucks e a Zara como empresas que entenderam melhor a mudança de gosto dos consumidores e conseguiram evoluir de uma maneira satisfatória.