sábado, 9 de maio de 2015

O dinheiro de Pessoa para Dilma, Lula, Dirceu e Haddad: “Todos soltos”

Com Blog Felipe Moura Brasil - Veja


90823VejadilmaLulaDirceuRicardoStuckertPR
Os chefes

Ricardo Pessoa, dono da UTC, declarou aos procuradores da Operação Lava Jato que pagou:
- 7,5 milhões de reais à campanha de Dilma Rousseff, em 2014.
- 2,4 milhões de reais à campanha de Lula, em 2006.
- 2,4 milhões de reais à campanha de Fernando Haddad, em 2012.
- 3,1 milhões de reais à empresa de consultoria de José Dirceu.
Os números saíram na Folha de S. Paulo, em matéria que revela detalhes do depoimento de Pessoa quando ainda negociava um acordo de delação premiada. Duas semanas atrás, o STF soltou o empreiteiro e a negociação foi imediatamente suspensa.
1) Dilma
A pedido do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, Ricardo Pessoa se reuniu com o tesoureiro de Dilma Rousseff, Edinho Silva, e acertou o pagamento de 7,5 milhões de reais para a campanha presidencial de 2014.
O dinheiro foi lavado no caixa 1 do PT.
Pessoa disse que temia represálias da Petrobras caso se recusasse a pagar Dilma. Agora, Dilma teme represálias de Pessoa caso não garanta sua liberdade.
O achaque é recíproco.
2) Lula
Os 2,4 milhões de reais pagos por Ricardo Pessoa à campanha de Lula em 2006 foram trazidos do exterior por um fornecedor da UTC e entregues diretamente no comitê de Lula, em dinheiro vivo.
Dinheiro 100% sujo, via caixa 2.
Ricardo Pessoa está em prisão domiciliar, com uma tornozeleira eletrônica. Lula está no Facebook.
3) Haddad
João Vaccari Neto pediu a Ricardo Pessoa para quitar uma dívida de 2,4 milhões de reais que a campanha de Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo deixou com uma gráfica, em 2012.
O pagamento foi feito pelo doleiro Alberto Youssef e descontado das propinas que o empreiteiro tinha de pagar por seus contratos com a Petrobras.
A propósito: o diretório estadual do PT de SP atualmente tem uma dívida de 55,2 milhões de reais, a maior parte deixada pela campanha do candidato a governador Alexandre Padilha, atual secretário de Haddad.
Uma pena (para o PT) que a fonte de Pessoa secou.
4) Dirceu
A UTC disse ter contratado José Dirceu para prospectar negócios no Peru, mas a maior parte dos repasses foi feita após a prisão do mensaleiro.
Ricardo Pessoa confessou aos procuradores que pagou 3,1 milhões de reais a Dirceu em razão de sua influência no PT.
Como diria o próprio mensaleiro marqueteiro: “no governo, quando eu dou um telefonema, modéstia à parte, é um telefonema!”
E como diria Dilma Rousseff: “Todos soltos.”