quarta-feira, 20 de maio de 2015

Novo ministro do STF será relator de denúncia contra Renan Calheiros

Vera Magalhães - Folha de São Paulo


Day after Entre os processos cuja relatoria Luiz Fachin herdará de Ricardo Lewandowski está a denúncia contra Renan Calheiros (PMDB-AL) por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. O ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel denunciou o presidente do Senado em 2013, no inquérito que apura se ele usou dinheiro de empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento. Renan comandou a tentativa de derrubar Fachin no plenário nesta terça-feira.

Herança Fachin ficará com o acervo de Lewandowski, que está na presidência. O de Joaquim Barbosa, que o advogado gaúcho substituirá, foi assumido por Luís Barroso. Fachin assumirá cerca de 1.000 processo, um dos menores passivos da corte.

Apaziguador A despeito da ação de Renan contra ele, o novo ministro do Supremo adotou, logo depois da confirmação de seu nome, discurso de conciliação. Afirmou que o presidente do Senado foi “neutro” na condução de seu processo de escolha.

Escala… O governo vai usar o resultado da votação de Fachin como um termômetro para medir sua força nas próximas decisões tomadas no plenário do Senado.

… Fachin A equipe de Dilma Rousseff avalia que conseguiu um resultado positivo em terreno pantanoso, principalmente diante das investidas contrárias de Renan.

Agora vai? O governo passou a ver perspectiva de aprovar os projetos do ajuste fiscal, outro foco de combate do presidente do Senado.

Berlinda Por outro lado, o Planalto viu com preocupação a rejeição de Guilherme Patriota para a OEA. Apesar de esperado, o governo acredita que o resultado abre um mau precedente para a carreira diplomática.

Mensagem Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse a Michel Temer na segunda-feira que era um “desrespeito” Dilma ameaçar vetar a emenda que muda o fator previdenciário, antes mesmo que fosse votada no Senado. Foi lido como recado de Renan.

Spam Roberto Requião (PMDB-PR) mandou SMS a senadores da base e da oposição direto da Letônia, onde está em missão oficial. “Tranquilo de que seu voto e apoio levarão o competente dr. Fachin ao STF”, escreveu.

Tudo junto O ex-diretor da SBM Jonathan Taylor afirmou à CPI da Petrobras que os US$ 300 mil que Pedro Barusco diz ter negociado para o comitê de Dilma em 2010 eram parte dos US$ 28 milhões pagos naquele ano a Júlio Faerman, intermediário de propina para a estatal.

Detalhista Deputados se disseram impressionados com a organização de Taylor. O ex-diretor preparou exposição em ordem cronológica.

apode2005painel

Muita calma Rogério Rosso (DF), líder do PSD, levou uma caixa de maracujás ao jantar com Temer e Joaquim Levy na segunda-feira. “Na esperança de que eles acalmem a tesoura dos cortes e das próximas medidas enviadas à Câmara”, brinca.

Pires Em reunião antes da etapa paulista do congresso do PT na sexta-feira, os prefeitos da sigla no Estado devem divulgar carta cobrando mais recursos dos governos Dilma e Geraldo Alckmin.

Pra já O grupo também discutirá a disputa de 2016. A avaliação é que o ambiente hostil à sigla exige uma mobilização permanente, que se inicie o quanto antes.

Zero a zero Pesquisas do PSDB sobre a sucessão paulistana mostram que quase metade dos eleitores anularia o voto ou não saberia em quem votar em um eventual segundo turno entre Fernando Haddad e Marta Suplicy.