quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Pazuello planeja começar vacinação contra o vírus chinês no dia 19 (próxima terça-feira), em evento no Palácio do Planalto

"Hoje decola avião para ir buscar 2 milhões de doses na índia. Somos o País que mais imuniza no mundo, em janeiro”


O Ministério da Saúde planeja o "dia D e hora H", ou seja, o começo da vacinação contra o vírus chinês no País em um evento no Palácio do Planalto. A ideia é realizar na próxima terça-feira, 19, data em que governadores devem estar em Brasília para participar de reunião com o ministro Eduardo Pazuello. "Brasil imunizado, somos uma só nação", é o slogan planejado para a cerimônia, a ser confirmada.

A proposta é vacinar uma pessoa idosa e um profissional de saúde. O Palácio do Planalto afirma que ainda não há cerimônia prevista, mas o assunto está em discussão no Ministério da Saúde, com o aval do ministro Pazuello.

Foto: Gabriela Biló/Estadão

Apesar de ainda não ter batido o martelo sobre uma data para a vacinação em todo o País, Pazuello tem dito que, na melhor hipótese, começa em 20 de janeiro. Para isso, a expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove no domingo, 17, o uso emergencial das vacinas que serão entregues no Brasil pela Fiocruz (o modelo de Oxford/AstraZeneca) e do Instituto Butantã (Coronavac). Em evento em Manaus na segunda-feira, 11,  porém, o ministro afirmou que a data será "no dia D e hora H".

A ideia do ministério é ter pelo menos 8 milhões de doses disponíveis ainda no fim de janeiro para a vacinação. No total, Pazuello afirma que o País terá 354 milhões de doses em 2021, sendo que a imunização exige duas aplicações.  

Ainda na capital do Amazonas, Pazuello foi mais preciso nesta quarta-feira, 13. “Temos duas vacinas para janeiro, muito promissoras, oito milhões de doses. Quando a Anvisa concluir sua análise, 3, 4 dias depois estamos distribuindo a vacina no Brasil. Ponto. Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Botem aí os números para frente. Se a Anvisa alongar para o dia 20, 22, botem os números para frente, mas é janeiro. Hoje decola avião para ir buscar 2 milhões de doses na índia. É tempo de viajar, apanhar e trazer. (...) numa pernada, somos o País que mais imuniza no mundo, em janeiro.”

Com informações de O Estado de São Paulo