sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Pressão do povo faz Kalil reabrir comércio de Belo Horizonte

 

Alexandre Kalil
Coletiva de imprensa com o prefeito de BH, Alexandre Kalil | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou, nesta sexta-feira, 29, a reabertura parcial do comércio, dos bares e dos restaurantes da cidade a partir de segunda-feira.

Kalil, que foi reeleito no ano passado, tem sofrido pressão da população, de lojistas e de autoridades pelo tempo em que os estabelecimentos ficaram fechados. O próprio presidente Jair Bolsonaro não tem poupado críticas ao prefeito mineiro.

Segundo ele, a decisão se baseou na queda de índices medidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como a taxa de ocupação de leitos.

“Os índices baixaram bem, inclusive de (ocupação de) UTIs, mas estão falando em cepa nova, que a gente tem que esperar para ver o que vai acontecer. Valeu a pena esse sacrifício da população”, disse.

As lojas de rua poderão funcionar das 9h às 20h, de segunda a sábado, mas deverão fechar aos domingos. Academias também poderão funcionar sem limite de horário, mas mediante agendamento.

Bares e restaurantes também vão poder funcionar de segunda a sábado, das 11h às 22h, podendo vender bebida alcoólica até as 15h.

Desde 11 de janeiro, o comércio não essencial de Belo Horizonte está com as portas fechadas.

Afonso Marangoni, Revista Oeste