sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Bolsa sobe aos 125 mil pontos e fecha com novo recorde pela 2ª vez seguida

O Ibovespa fechou pela segunda vez consecutiva no governo Bolsonaro em um novo recorde histórico, em alta de 2,20%, aos 125.076,63 pontos, apesar do clima moderado do mercado acionário de Nova York nesta sexta-feira, 8. 

Os números do pregão de hoje foram robustos, com o giro financeiro da Bolsa chegando aos R$ 46,3 bilhões. Na semana, o Ibovespa acumula ganho de 5,09%. No melhor momento, às 17h10, estabeleceu novo recorde de cotação intradia, aos 125.323,53 pontos. Assim, o índice emendou também o segundo avanço semanal, obtendo seu melhor desempenho desde a semana encerrada em 6 de novembro (7,42%).

Ibovespa
Bolsa subiu aos 125 mil pontos. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Na reta final do pregão, o mercado de Nova York também esboçou alguma reação. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq encerraram com altas moderadas de 0,18%, 0,55% e 1,03% - mas os três tiveram novos recordes de fechamento. Nos EUA, o presidente eleito, Joe Biden afirmou que o pacote fiscal inteiro "estará na soma de trilhões de dólares" -, devendo sair na próxima semana.

Por aqui, a ascensão sem escalas nesta primeira semana do ano por terreno não mapeado, enquanto o dólar continua a refletir cautela quanto à situação fiscal doméstica, coloca em jogo a extensão do rali iniciado em novembro com o retorno do investidor estrangeiro à Bolsa. A liquidez global continua a ser o mote para levar adiante o Ibovespa, adiando realização de lucros mesmo nos dias menos azuis.

"O mercado está inundado de liquidez e a disponibilidade de vacinas dá mais previsibilidade para a retomada, o que tem se refletido na demanda global por todo tipo de ativo, seja petróleo, minério, ações e mesmo bitcoins", diz Romero Oliveira, especialista em renda variável da Valor Investimentos. Hoje, a Anvisa recebeu pedidos para uso emergencial da vacina Coronavac (do Instituto Butantan) e do imunizante da AstraZeneca com a Universidade de Oxford (produzida pela Fiocruz).

Nem mesmo o desempenho misto das principais ações do Ibovespa, impediram sua alta consistente. Petrobrás PN subiu 0,39%, mas a ON caiu 0,19%. Entre os bancos, BB ON se descolou e teve alta de 0,58%, enquanto a Vale, que vinha de forte alta nos últimos pregões, caiu 0,31%. O destaque ficou para a Intermédica, com salto de 26,59% e a Hapvida, com 17,68%, após uma proposta de combinação de negócios entre as empresas.

Termômetro Broadcast Bolsa mostra aumento do otimismo nas expectativas para as ações na próxima semana. Das 17 respostas, 64,71% dos participantes disseram esperar alta para o Ibovespa no período, enquanto 23,53% apontaram tendência à estabilidade e 11,76% afirmaram esperar queda. 


Com O Estado de S.Paulo