segunda-feira, 8 de junho de 2020

Homem é detido após vandalismo no Palácio do Planalto

Suspeito de vandalismo no Palácio do Planalto foi detido e conduzido à Polícia Federal para prestar esclarecimentos
Vandalismo no Palácio do Planalto
Homem é detido após jogar uma tinta vermelha no local | Foto: Cláudio Reis – Estadão Conteúdo
Um homem suspeito de ser o autor de um ato de vandalismo no Palácio do Planalto foi detido e encaminhado à Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira, 8. Parte da rampa e da calçada foram sujas com tinta vermelha como forma de protesto contra o governo federal. A suposta manifestação ocorreu em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro se encontrava dentro do prédio.
O Palácio do Planalto é o local onde trabalha o presidente da República, a sede do governo federal. O vandalismo ocorreu na manhã desta segunda-feira, 8, mas não chegou a atingir uma grande área do Planalto. Isso por causa da proteção colocada em frente ao Palácio: uma cerca móvel que separa o Eixo Monumental do prédio onde despacha Jair Bolsonaro.
Testemunhas dizem que o homem detido passou de moto no local despejou a tinta. Assim, a interpretação feita no Planalto é de que o protesto remete à gestão do governo no enfrentamento ao coronavírus. Durante o domingo, o presidente Bolsonaro foi alvo de várias manifestações pelo País. Em São Paulo, por exemplo, um boneco com a imagem do presidente da República foi “enforcado” durante um ato que se proclamava pró-democracia e contra o fascismo.

Rodolfo Costa, Revista Oeste