sexta-feira, 5 de junho de 2020

Contrariando expectativas, desemprego cai em maio nos EUA

Maior economia do mundo criou 2,5 milhões de empregos no período, expectativa era um resultado negativo em 7,5 milhões
Economia - norte-americana - criação - empregos
Foto: Gerd Altmann/Pixabay
Contrariando as expectativas do mercado, a economia norte-americana teve um resultado positivo na criação de empregos no mês de maio. Isso demonstra que a recuperação pós-pandemia pode ser mais rápida do que o previsto.
De acordo com os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira, o saldo positivo de empregos em maio foi de 2.5 milhões. No mês anterior, abril, ocorreu uma queda de 20.7 milhões de empregos, a maior desde 1939, aponta a agência de notícias Bloomberg.
A taxa de desemprego, que fechou abril em 14,7%, agora está em 13,3%, informou o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.
O resultado do emprego veio muito melhor do que o esperado pelo mercado. Especialistas ouvidos pela Bloomberg esperavam que maio fechasse com um saldo negativo de 7.5  milhões na criação de emprego e que a taxa de desemprego chegasse a 19%.
“Essa melhora do mercado de trabalho acabou se refletindo em uma melhora tímida da atividade econômica, que foi muito reduzida em março e em abril pela pandemia do coronavírus e pelos esforços para detê-lo”, afirmo o Departamento do Trabalho em nota.

, Revista Oeste