quinta-feira, 25 de junho de 2020

9 fatos sobre o Banco Mundial

Fundado em 1944, é uma das mais importantes instituições multilaterais do planeta
Banco Mundial
Sede do Banco Mundial em Washington, nos Estados Unidos | Foto: Victorgrigas/Wikimedia
O Banco Mundial é uma das instituições internacionais mais importantes do mundo. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub vai assumir um cargo de diretor-executivo da organização, em uma posição que é tradicionalmente ocupada pelo Brasil.
Confira abaixo nove fatos sobre o Banco Mundial:

1) Formado por cinco organizações

A estrutura é formada por cinco entidades: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); Associação Internacional de Desenvolvimento (AID); Corporação Financeira Internacional (IFC); Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) e Centro Internacional para Resolução de Controvérsias sobre Investimentos (CIRCI).

2) Fundação em 1944

A primeira estrutura do Banco Mundial, o BIRD, foi fundado na Conferência de Bretton Woods, em 1944. Nessa mesma conferência foi fundado o Fundo Monetário Internacional (FMI).

3) 186 países fazem parte do Banco Mundial

De acordo com o próprio banco, 186 países de todo o mundo são membros de pelo menos uma das cinco estruturas que formam a instituição.

4) O voto de cada país possui um peso diferente

Cada país possui um peso de voto. Os Estados Unidos são o país com o maior peso, possuindo 15,85% do total de votos entre os 186 países membros. O Brasil possui 2,24% do total de votos, o 13° com o maior poder de voto.

5) O Brasil pode indicar um dos 25 diretores-executivos do Banco Mundial

O Brasil, conforme a tradição, indica um dos 25 diretores do Banco Mundial — será o cargo que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub vai assumir. A diretoria integrada pelo Brasil, que tem o maior poder de voto em seu grupo, também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.

6) O presidente é sempre indicado pelos Estados Unidos

O presidente do banco é sempre um norte-americano. Isso acontece desde que o banco começou a funcionar em 1946. Contudo, cidadãos de outros países já assumiram o posto mas somente de forma provisória.

7) Taiwan não faz parte do Banco Mundial

De acordo com dados do FMI, Taiwan é a 21° maior economia do mundo. Mesmo com destaque no cenário econômico internacional, o país não é membro da instituição, assim como também não faz parte da ONU nem da OMS por pressão chinesa.

8) Investimento no desenvolvimento de seus membros

Conforme informa a própria instituição, a sua principal função é realizar empréstimos para o desenvolvimento dos seus membros. O banco também realiza doações para projetos específicos.

9) Pais fundadores

Dois dos maiores economistas do século XX são os fundadores do Banco Mundial e do FMI: o britânico John Maynard Keynes (1883-1946) e o norte-americano Harry Dexter White (1892 –1948).

, Revista Oeste