O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército Brasileiro, saiu em veemente defesa da secretária nacional de Cultura Regina Duarte, após sua polêmica entrevista para a CNN.
Na visão do general, a emissora tentou “pregar armadilhas” em Regina, que, por sua vez, deu uma "demonstração de humanismo, grandeza, perspicácia, inteligência, humildade, segurança, doçura e autoconfiança".
Quanto a CNN, Villas Boas fez a seguinte indagação:
“Questiono de qual instância alguns jornalistas retiram a autoridade de agredirem como membros de um tribunal de inquisição, dispensando-se de princípios básicos da civilidade.”
Veja abaixo a íntegra do comentário do incomparável general:
“Assisti ontem à noite a entrevista concedida pela Secretária de Cultura, Regina Duarte, à TV CNN.
Por um lado, fiquei encantado com a Regina pela demonstração de humanismo, grandeza, perspicácia, inteligência, humildade, segurança, doçura e autoconfiança que nos transmitiu.
Admirei também a habilidade com que desvencilhou das armadilhas que os entrevistadores tentaram colocar a ela, que visivelmente havia se preparado para, numa atitude totalmente desarmada, abordar temas relativos a sua pasta.
Apreciei a firmeza com que reagiu à desleal tentativa de confrontá-la com a igualmente artista Maitê Proença.
Por outro lado, decepcionou-me a atitude desrespeitosa dos entrevistadores e âncoras da emissora, a quem faltou o que o General Heleno chama de "honestidade intelectual".
A CNN alardeia praticar o bom jornalismo, mas não creio que ele exija deselegância e falta de respeito.
Questiono de qual instância alguns jornalistas retiram a autoridade de agirem como membros de um tribunal de inquisição, dispensando-se de princípios básicos de civilidade?!
Parabéns Regina Duarte.”
Veja o vídeo:
Jornal da Cidade