“Sr. Gorbachev, abra este portão.” Foi o que disse o presidente Reagan, dirigindo-se ao secretário-geral soviético no Portão de Brandemburgo, perto do Muro de Berlim. “Sr. Gorbachev, derrube este muro!”
O difícil desafio de Reagan visando a queda do Muro de Berlim deu forma ao aumento da pressão internacional sobre Moscou a fim de cumprir suas promessas de abertura e reforma. O muro, que se tornara um símbolo da opressão soviética, foi derrubado dois anos depois, em 9 de novembro de 1989.
Para homenagear o 30º aniversário do fim do Muro de Berlim, o secretário de Estado, Michael R. Pompeo, inaugurou uma estátua de Ronald Reagan na Embaixada dos EUA em Berlim durante sua visita à Alemanha nesta semana.
Peter Robinson, que escreveu a frase lida por Reagan que dizia “derrube este muro”, disse que sua equipe sabia qual tom funcionava para o presidente: clareza, senso de visão e propósito moral.
Robinson também sabia que, às vezes, uma boa redação de discurso exige romper com regras e seguir seus instintos. Robinson fora aconselhado por numerosos diplomatas a não mencionar o Muro de Berlim no discurso. Apesar do conselho, ele deixou a frase “Sr. Gorbachev, derrube este muro” em todos os rascunhos.