O New York Times anunciou, na última quarta-feira (9), que lançará uma série de televisão documentando as maiores reportagens publicadas pelo jornal e o trabalho dos profissionais por trás delas.
Batizado de “The Weekly”, o programa será exibido semanalmente pelo canal por assinatura FX e disponibilizado também na plataforma de streaming Hulu. Inicialmente, foram encomendados 30 episódios, que devem estrear a tempo das eleições legislativas americanas, em novembro.
Tanto o nome quanto o formato da série são inspirados no sucesso do podcast diário “The Daily”, lançado em 2016 e apresentado pelo jornalista do Times Michael Barbaro. Assim como no podcast, o telespectador da série acompanhará o processo de apuração de um repórter ou uma equipe de jornalistas até o momento em que a matéria é publicada no jornal.
O programa seria uma das “maiores apostas do ano” para o NYT, segundo um comunicado assinado pelo editor-executivo, Dean Baquet, e o editor-administrativo, Joseph Kahn: “Esperamos alcançar um público totalmente novo, aproveitar fontes diferentes de receita e atingir as pessoas em horários que não são aqueles já reservados para a leitura de notícias. Tudo isso deve dar ainda mais impacto ao nosso jornalismo”, disseram os editores, segundo o texto de anúncio do lançamento.
No mesmo texto, o jornal enfatizou que a iniciativa representa um esforço do veículo em se aproximar do mundo do entretenimento e de novas audiências.
Em março, foi noticiado que a coluna sobre medicina “Diagnose”, da New York Times Magazine, viraria uma série-documentário na Netflix, ao mesmo tempo que a minissérie “The Fourth Estate”, baseada no dia a dia da Redação do jornal no primeiro ano da presidência de Donald Trump, estreará no canal Showtime no final deste mês.