Com Associated Press
SIDNEY
SIDNEY
O presidente francês Emmanuel Macron chamou de "deliciosa" a mulher do primeiro-ministro australiano Malcolm Tunrbull durante uma entrevista coletiva dos dois líderes nesta quarta (2) em Sidney.
"Gostaria de agradecer por sua hospitalidade, obrigado a você e a sua deliciosa esposa por sua calorosa recepção", disse Macron, em um discurso feito em inglês.
A frase imediatamente chamou a atenção das pessoas presentes no encontro e virou assunto nas redes sociais. O caso lembrou um episódio ocorrido no ano passado, quando Donald Trump visitou Paris e disse a Brigitte Macron, mulher do líder francês, que ela estava em "ótima forma" e era "linda".
O premiê australiano se manteve sorrindo durante a frase e não esboçou reação. Sua mulher, Lucy, não se manifestou sobre o caso, que chamou a atenção das pessoas presentes e virou assunto nas redes sociais e na imprensa local.
"Perdidos na tradução: Emmanuel Macron agradece a 'deliciosa esposa' do premiê", escreveu a versão australiana do site ABC News. Já a jornalista Alice Workman fez piada com a fama do país de Macron: "Você pode tirar o homem da França, mas...".
Antes da declaração, o premiê australiano tinha mencionado que Macron iria almoçar com representantes da comunidade francesa e tinha elogiado a gastronomia do país. Por isso, alguns consideraram que presidente francês estivesse fazendo uma piada com a culinária francesa.
Outros cogitaram que a declaração era uma referência as afirmações de Trump sobre Brigitte em 2017. Macron visitou Washington na última semana e tem se aproximado do presidente americano.
Outra hipótese é que o presidente francês tenha cometido um erro de tradução. Em sua fala em inglês, ele usou o termo "delicious" (deliciosa em português). A palavra equivalente em francês ("delicieux") pode ser traduzida tanto como deliciosa como quanto encantadora —em inglês, "delightful".