
O Globo
TURIM — O lendário goleiro italiano Gianluigi Buffon anunciou nesta quinta-feira a sua despedida da Juventus. O arqueiro destacou, em entrevista coletiva, que jogará pela última vez com a camisa da Velha Senhora neste sábado. O campeão do Mundo em 2006 entrará em campo contra o Verona, pela rodada final do Campeonato Italiano.
"Este sábado jogarei minha última partida com a Juventus. Será o final de uma grande aventura que durou 17 anos", frisou o jogador, capitão da equipe.
Aos 40 anos, o jogador explicou que quer sair de sua zona de conforto e se colocar em novos desafios. Buffon não confirmou o que fará a seguir. Ainda assim, destacou que a melhor proposta até aqui — entre as opções, dentro ou fora de campo — foi feita pelo presidente do clube.
"Até 15 dias atrás era bem conhecido e certo que eu teria parado de jogar, agora tem havido propostas e desafios desafiadores dentro e fora do campo (...) Com certeza não sou aquele que quer terminar minha carreira em uma terceira ou quarta liga, sou e continuo sendo um animal de competição", ressaltou o italiano.
O goleiro ressaltou que a última temporada foi estressante, com altos e baixos, e motivou dúvidas. Buffon descartou um retorno ao Parma, clube que o revelou, e ressaltou que sente a responsabilidade de não trair a confiança depositada nele.
"Estou à altura de meu nome e me orgulho. Meu medo era chegar ao final da minha aventura na Juventus como substituto ou com o motor esgotado. Fico feliz por ser tão longevo com essa performance", argumentou.
Após adeus à Juventus, Buffon tem propostas de Real Madrid e PSG

A trajetória de Gianluigi Buffon na Juventus chegará ao fim neste sábado, após 17 anos de serviços prestados ao clube italiano. Mas os torcedores ainda podem manter viva a esperança de vê-lo em ação futuramente. Apesar de ter propostas fora dos gramados, o goleiro de 40 anos desperta o interesse de grandes equipes do futebol mundial.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, quando anunciou a saída da Juventus, Buffon disse que recebeu "ofertas muito estimulantes". De acordo com o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o Real Madrid e o Paris Saint-Germain teriam feito sondagens. No clube espanhol, o goleiro disputaria a vaga com Keylor Navas. Já na França, seria titular absoluto, no lugar dos contestados Alphonse Areola e Kevin Trapp.
Há ainda duas propostas de clubes europeus a caminho dos agentes de Buffon. Com um problema crônico no gol, o Liverpool se animou com a possibilidade de contratá-lo para a próxima temporada. A outra oferta, menos atrativa, seria do Sporting, de Portugal.
Mas fora do Velho Continente também há mercado para Buffon. Ainda segundo a "Gazzetta dello Sport", o goleiro recebeu ofertas de clubes dos Estados Unidos e do futebol chinês.
Também seria sido consultado pelo Boca Juniors, da Argentina. Nenhum desses três mercados periféricos, porém, teria animado o ídolo italiano.