Com O Globo e agências internacionais
Pesquisa da rede de TV indica que estados se inclinam principalmente na direção de Hillary
WASHINGTON - Uma pesquisa da CNN divulgada nesta quarta-feira indica que há apenas quatro estados indecisos no momento nas eleições americanas — Arizona, Ohio, Carolina do Norte e Utah. As novas mudanças no mapa eleitoral apontam que Donald Trump está em sua posição mais fraca em toda a campanha pela Presidência, segundo a rede de TV.
De acordo com a pesquisa, o estado de Utah – que era classificado como “solidamente republicano” na última sondagem – passou para o campo dos indecisos. Da mesma maneira, o Arizona também está em cima do muro, ante classificação como “inclinação republicana”. Já os estados de Nevada e Flórida, descrito pela CNN como “maior prêmio eleitoral”, saíram da zona dos indefinidos passam para “inclinação democrata”.
O cenário é desafiador para Trump, sustenta a CNN. A perspectiva da rede é que os estados inclinados ou favoráveis a Hillary somam 307 votos eleitoras — bem acima do nível mínimo de 270 para vencer a corrida à Casa Branca. Já o candidato republicano conta com 179 votos.
Com os quatro estados remanescentes (e mais dois distritos indefinidos, um em Maine e outro em Nebraska), há ainda 52 votos eleitorais a serem conquistados.