quinta-feira, 12 de maio de 2016

Apple é eleita marca mais valiosa do mundo pelo sexto ano, diz 'Forbes'

Mike Segar/Reuters
Logo da Apple em Manhattan, Nova York, em foto de julho de 2015
Logo da Apple em Manhattan, Nova York, em foto de julho de 2015


Folha de São Paulo

A gigante de tecnologia Apple foi eleita, pelo sexto ano seguido, a marca mais valiosa do mundo, de acordo com ranking das 100 maiores empresas elaborado pela revista "Forbes" e divulgado na quarta-feira (11).

A companhia é avaliada em US$ 154,1 bilhões, valor que é 86,8% superior ao do Google, o segundo colocado na lista, que aparece com US$ 82,5 bilhões.

Em relação ao ranking anterior, o valor da Apple subiu 6%, enquanto o do Google, controlado pela Alphabet, saltou 26%.

A terceira colocada na relação também é do setor de tecnologia: a Microsoft, com valor estimado em US$ 75,2 bilhões. Ela é seguida pela Coca-Cola, que, com US$ 58,5 bilhões, surge na quarta posição.

Com valor calculado em US$ 52,6 bilhões, o Facebook é o quinto colocado na lista da "Forbes". O valor da marca avançou 44% em relação à lista passada, com a taxa mais rápida de crescimento pelo segundo ano seguido.

A Toyota surge na sexta colocação (US$ 42,1 bilhões) e a IBM, na oitava, com US$ 41,4 bilhões. A companhia teve a maior queda do ranking, ao ver seu valor recuar 17%.

Disney e McDonald's fecham a lista das dez maiores marcas, com US$ 39,5 bilhões e US$ 39,1 bilhões, respectivamente.

O ranking da "Forbes" começou a ser elaborado em 2010.