quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"O renascimento do PMDB", por Ilimar Franco


Blog Ilimar Franco - O Globo
Os partidos já fazem balanço de perdas e ganhos a dez dias do pleito. A avaliação coletiva é a de que o PMDB será um dos vencedores. Pelas previsões, ele deve eleger o maior número de governadores (9), ficar com a maior bancada no Senado (20) e ter bancada equivalente à do PT na Câmara. Seu projeto está traçado: fazer do líder Eduardo Cunha presidente da Câmara e reeleger Renan Calheiros no Senado.

Operação salvamento
Petistas de todo o país querem o ex-presidente Lula na reta final de suas campanhas. O governador Jaques Wagner conta com ele para tentar virar o pleito na Bahia, liderado pelo ex-governador Paulo Souto (DEM). Querem sua presença em Pernambuco, para salvar os candidatos ao governo e ao Senado da comoção provocada pelo morte de Eduardo Campos (PSB). O governador Agnelo Queiroz tem a promessa de que ele irá a Brasília para tentar ajudá-lo a renascer das cinzas. Mas Lula tem ideia fixa: lutar até o fim para salvar seu candidato Padilha do desastre em São Paulo. Seu desempenho é comparado ao de José Dirceu, 14,8%, em 1994.

A chapa Alckmar
Simpatizantes do PSDB de São Paulo já têm um sinônimo para traduzir a preferência pela dobradinha Geraldo Alckmin (49%)/Marina Silva (32%). O nome é Alckmar. Quem não se lembra do Lulécio (2006) e do Dilmasia (2010)?
Coincidência
O vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer, Nelson Salgado, reuniu-se ontem com o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais). No mesmo dia, o Wall Street Journal publicou que o Ministério Público brasileiro promove investigação sigilosa contra oito funcionários da empresa acusados de suborno de autoridades.
Eu também quero
O vice do PSB, Roberto Amaral, reage com indignação contra os que querem adiar a escolha da nova direção socialista. Ele vai logo dizendo: “a vice Marina Silva substituiu o candidato. Agora, este vice aqui não pode suceder o presidente?”
O povo quer mudar
O plebiscito organizado pelos movimentos populares pela convocação de uma Constituinte Exclusiva pela reforma política teve 7,7 milhões de votos. Desses, 97% querem a Constituinte. Nos dias 14 e 15 de outubro, as entidades vão entregar o resultado da consulta nas presidências da República, do STF, do Senado e da Câmara.
Voto sertanejo
O PMDB nacional descontrai com o informe de Goiás sobre o desempenho do cantor José Rico, da dupla Milionário e José Rico. Ele é candidato a deputado federal. O partido brinca que ele faz campanha de pobre, mas terá votação milionária.
Muy amigos
Na viagem que fez a Montevidéu para não se tornar inelegível, o vice-presidente Michel Temer ouviu o presidente uruguaio, José Mujica, reclamar que o Brasil passou a taxar produtos vindos das duas zonas francas do país vizinho.
Um líder do DEM descreve o clima no PSDB: “Está todo mundo meio cabisbaixo”. Um ‘marineiro’ explica: “Eles achavam que seria um passeio”.