sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Com o cinismo habitual, Dilma ´trambique` chama de factoide denúncia sobre distribuição de propaganda pelos Correios

O Globo

Segundo jornal, estatal abriu exceção para distribuir material de candidata à reeleição



A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) chamou de "factoide de campanha" a denúncia de que panfletos da campanha pela reeleição foram entregues em São Paulo sem chancela ou comprovante de que houve postagem oficial dos Correios. Segundo reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”, os Correios abriram uma “exceção” para distribuição de santinhos da petista. O número declarado de panfletos distribuídos foi de 4,8 milhões, mas sem o registro de controle fica difícil saber exatamente qual a quantidade de material foi entregue no estado. Em coletiva no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira, a presidente explicou que a campanha cometeu um equívoco e que vai prestar contas dos panfletos.

— É um equivoco monumental, porque nós pagamos, temos nota fiscal, contratamos um serviços que os Correios prestam para qualquer entidade. Isso é um factoide de campanha, porque foi pago, tem nota fiscal e os Correios oferecem o serviço. Quem quiser usá-lo, pode usá-lo. O serviço é público. É um equívoco o fato de se dizer que o serviço não é público. Temos o recibo, temos a nota fiscal. Pagamos uma barbaridade!

A candidata, porém, disse ainda não saber quanto a campanha pagou pelo serviço e criticou a falta de provas sobre as denúncias.

— Gostaria que me dessem da prova do que é. Não tenho a ideia de quanto pagou, mas tenho o recibo. Quero saber dos Correios se cometemos alguma irregularidade. O que não é possível é essa prática sistemática de lançar que é irregular, não provar e depois, quando descobre que é regular, não tem o mesmo destaque — disse a presidente, afirmando ainda:

— Se houve erro, a campanha vai pagar por ele. Até agora, em tudo que olhamos, eu não vi nenhum erro. Se a campanha cometeu algum equívoco, vai prestar conta. Agora, quando a gente acha que não cometeu equívoco tem todo o direito de dizer: não está errado. Consideramos que não estamos errados. Mistura de público e provado seria seu botasse as cartas nos Correios e não pagasse. O que está dizendo é que posso ter pago a menos. Estou dizendo que paguei o que mandei.

E aproveitou para atacar a candidata do PSB, Marina Silva:

— Eu não sou daquele tipo que acha que estou acima de qualquer suspeita, que não tenho que prestar conta de Imposto de Renda, da minha vida pessoal. Se eu quero ser presidente da República, tenho que dar conta do rojão e prestar conta da minha vida pessoal.


CARTEIROS SE REBELARAM CONTRA ENTREGA DE PANFLETOS

Segundo os Correios informaram ao jornal “O Estado de S. Paulo”, a falta de registro foi causada por um problema na impressão das quase 5 milhões de peças.

“Está autorizada, em caráter excepcional, na AGF (agência franqueada) Santa Cruz, a postagem de 4.812.787 folders da candidata às eleições 2014 Dilma Vana Rousseff”, diz um documento dos Correios do dia 3 de setembro. O órgão alegou que “devido a erro de produção gráfica, não foi confeccionada a respectiva chancela”.

O material foi distribuído na Grande São Paulo e cidades do interior até o dia 12 de setembro, com mensagens regionalizadas. Ainda segundo a reportagem do “Estadão”, os panfletos destacam realizações em programas federais como o Mais Médicos e o Brasil Sorridente.

Parte dos carteiros se rebelaram com a distribuição do material e chegaram a ameaçar não entregá-los. Foi feita denúncia à Justiça Eleitoral, que cobrou explicações à estatal.

Os Correios informaram que o pagamento foi à vista, com a emissão de recibos, e que a autorização “excepcional” está prevista em suas normas.