Blog Ricardo Setti - Veja

No Rio de Janeiro, baderneiros recebem água, comida e transporte Sindicato dos Petroleiros. “Prática normal”, informa o Sindipetro (Foto: Leo Corrêa)
SINDICATO DOS PETROLEIROS DO RIO DIZ QUE AJUDA A ATIVISTAS É PRÁTICA NORMAL
Já o Sindicato dos Professores nega apoiar atos de violência e danos ao patrimônio em protestos
Do jornal O Globo
O Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindipetro) confirmou, nesta terça-feira, em nota, que a entidade de fato, forneceu quentinhas, água e transporte para manifestantes. O Sindipetro, porém, afirma que é uma prática normal do sindicato e que se insurgir contra esse apoio seria uma forma de criminalizar os movimentos sociais, que participam de “protestos legítimos”.
Como O GLOBO revelou nesta terça-feira, a investigação da Polícia Civil, sobre a participação de manifestantes em atos de vandalismo, revelou indícios de envolvimento de sindicatos no financiamento das manifestações. As evidências foram levantadas a partir do monitoramento, autorizado pela Justiça, de telefonemas e e-mails, além de depoimentos ouvidos no inquérito da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que resultou na Operação Fire Wall.
O Sindipetro é um dos citados nas investigações, ao lado do Sindicato dos Professores (Sepe) e do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindisprev/RJ). Segundo a nota, assinada pelo secretário-geral, Emanuel Cancella, o Sindipetro “sempre trabalhou respeitando a Constituição e as demais leis brasileiras” e tem um histórico de participar de campanhas, como a luta contra a ditadura e pelas Diretas Já.
“Por isso, fazemos questão de esclarecer que fornecemos, a pedido dos manifestantes, quentinhas, água e também transporte para o protesto contra o leilão de Libra e outras manifestações, como os atos contra a privatização do Maracanã, em defesa da Aldeia Maracanã, contra a demolição da Escola Municipal Friedenreich, do Célio de Barros e do Parque Aquático Julio Delamare”, diz um trecho da nota.
(PARA CONTINUAR LENDO, CLIQUEM AQUI)