segunda-feira, 28 de julho de 2014

EUA acusam Rússia de violar tratado nuclear

Acordo foi assinado em 1987 durante a Guerra Fria. Washington não precisou de que forma Moscou cometeu a violação

 
Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan durante assinatura do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, em 1987. EUA acusaram Rússia de violar o acordo, aumentando a tensão entre os dois países - BOB DAUGHERTY / ap


MOSCOU — O governo dos Estados Unidos afirmou nessa segunda-feira que o governo de Moscou violou o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, e pediu diálogos bilaterais imediatos a respeito do assunto.

O tratado, assinado em 1987 e ratificado em 1988, visa eliminar o uso de mísseis balísticos com alcance entre 500 e 5.500 quilômetros.

“Esse é um assunto muito sério que tentamos discutir com a Rússia há algum tempo”, afirmou o governo de Washington via comunicado.

Os Estados Unidos pediram diálogos de grande importância à Rússia “com o objetivo de garantir ao país que o Kremlin voltará a respeitar o tratado”.

“Os Estados Unidos irão consultar seu aliados quanto à questão para avaliar o impacto da violação russa na segurança mundial, caso a Rússia não respeite o acordo”, afirmou o governo americano, que não soube descrever de que forma o tratado foi violado.