O Globo
Marqueteiro, atual ministro e ex-ministro da Comunicação Social estão na linha de frente
Após fazer uma maratona de inaugurações e lançamentos de programas até o último sábado, limite previsto por lei, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, iniciou a campanha eleitoral apostando numa ofensiva digital. A sua estratégia na internet é formulada por um tripé formado pelas equipes de governo, de campanha e do PT.
No Palácio do Planalto, essa área é chefiada pelo ministro Thomas Traumann (Comunicação Social). É dele a responsabilidade pelo perfil institucional do Planalto no Facebook, no qual ontem a presidente respondeu ao vivo sobre a Copa do Mundo. Nessa conta só podem ser divulgadas ações de governo. Traumann ainda cuida da conta de Dilma no Twitter, que, por ter caráter pessoal, pode tratar de política.
Na campanha, os responsáveis pelos sites de Dilma e pela estratégia de mídias sociais são o jornalista Franklin Martins, ex-ministro de Comunicação Social do governo Lula, e o marqueteiro João Santana. O site oficial da campanha à reeleição, que usa a mesma estética do material formulado por Santana para a campanha, foi lançado anteontem.
O PT reformulou este ano sua página na internet, montando uma agência própria de notícias. Lá, o partido pode defender abertamente temas que encontram resistência entre aliados e manter um tom mais agressivo contra rivais. Essa área é da alçada do secretário de Comunicação do partido, José Américo Dias, e de Alberto Cantalice, um dos vice-presidentes do PT.