terça-feira, 29 de julho de 2014

Brincadeira de construir casinha: kit de construção para meninas faz sucesso nos EUA

O Globo

GoldieBlox tem toques mais femininos: cantos são arredondados e as texturas são mais suaves




Meninas brincam com os blocos - Divulgação



SAN FRANCISCO, EUA - Ainda na escola, Debbie Sterling ficou confusa quando seu professor de Matemática lhe sugeriu que estudasse Engenharia. Quando criança, sua maior ambição era simplesmente ser bonita e, para ela, seguir uma carreira das Ciências Exatas era coisa de menino.

Hoje, aos 32 anos, Debbie se tornou, de fato, uma mulher atraente, mas foi além. Formou-se engenheira pela Universidade de Stanford e fundou a GoldieBlox, empresa de brinquedos cujo carro-chefe é um kit de construção que tem o objetivo principal de quebrar o paradigma de que meninas só podem brincar de casinha.

Em entrevista ao jornal britânico “Telegraph”, a empresária americana relembra que, quando criança, “valorizava a beleza acima de tudo” e que “preferia ser chamada de linda a ser considerada esperta”. Segundo ela, a GoldieBlox foi criada para que outras meninas não caiam na mesma armadilha. A companhia, lançada em março do ano passado, atraiu investidores, incluindo veteranos do setor, que ajudaram a marca a chegar ao Reino Unido recentemente.

Os produtos da marca são semelhantes a outros kits de construção, porém com toques mais femininos. Os cantos são arredondados e as texturas são mais suaves, para agradar mais as garotas.

Além disso, os conjuntos são baseados na personagem Goldie — que encarna o conceito de “menina inteligente” e aparece em algumas histórias, escritas pela própria Debbie.

— Ela é um modelo feminino poderoso, que está sempre tentando fazer coisas — diz a empreendedora ao “Telegraph”, que busca parcerias para desenvolver mais histórias baseadas na protagonista.

Para ela, estimular o interesse pelas ciências exatas já no início da infância pode influenciar as preferências das meninas no futuro.

A empresária Debbie Sterling: ‘preferia que me chamassem de bonita a ser considerada inteligente’ - Reprodução Vimeo


— Quando você tem cerca de quatro anos é quando você começa a se identificar com seu gênero e diz: ‘Isso o que uma menina faz, isso é o que um menino faz’. Então é importante aumentar essas opções e deixar que as meninas saibam que o que elas fazem com a mente é importante — diz a empresária.


EM 2012, US$ 1 MILHÃO EM PRÉ-VENDA

A GoldieBlox nasceu com uma campanha no site de crowdfunding Kickstarter. O plano inicial era levantar US$ 150 mil em um mês para produzir as primeiras unidades. A meta foi superada em quatro dias e, no fim do prazo, Debbie havia conseguido US$ 285 mil.

Após um vídeo da fundadora se tornar viral na internet, no entanto, as pré-vendas começaram a se multiplicar. No fim de 2012, Debbie Sterling já registrava mais de US$ 1 milhão em vendas, sem ter produzido sequer um brinquedo.

O desempenho da empresa teve um novo salto após o investimento em uma campanha veiculada durante o SuperBowl, final do campeonato de futebol americano. No vídeo, um grupo de meninas reúne uma pilha de brinquedos como casinhas, bonecas e fogões para criar um foguete, com a assinatura “brinquedos para futuras inovadoras”.

— Sabemos que garotas amam artes, então por que não usar isso? Se você pode fazer uma incrível peça de artesanato, por que não pode fazer uma peça de engenharia que faz alguma coisa — defende Debbie Sterling.