quarta-feira, 23 de julho de 2014

Apple tem ‘carteira incrível’ de produtos a caminho, diz diretor executivo

O Globo

Segundo fontes do setor, empresa trabalha em iPhone com tela maior, um potencial aparelho de vestir e uma atualização da Apple TV



NOVA YORK - Com aparelhos com telas maiores em desenvolvimento, a Apple disse na quarta-feira que os compradores estão adiando a compra de novos iPhone, o que afetará as vendas no trimestre atual, que finaliza em setembro. No entanto, em vez de dissuadir os compradores de protelarem, a Apple atiçou a expectativa por novos dispositivos numa teleconferência em que o CEO Tim Cook falou de uma “carteira incrível” e o diretor financeiro Luca Maestri declarou que seria um “outono (boreal) muito agitado”.

— Mal podemos esperar para mostrar-lhes (os produtos) — disse Cook.

A expectativa por dispositivos novos é a principal razão pela qual os investidores mal reagiram na terça-feira aos resultados da Apple no terceiro trimestre do seu ano fiscal. A empresa mais valiosa do mundo registrou um aumento de 12% da renda líquida, para US$ 7,75 bilhões, e uma alta da receita de 6%, para US$ 37,4 bilhões; as vendas fortes de iPhone e Mac compensaram uma queda na demanda por iPad.

Em vez disso, os investidores falavam com interesse sobre os próximos produtos da Apple. A empresa com sede em Cupertino, Califórnia, que não apresenta um dispositivo móvel novo desde o ano passado, está trabalhando em modelos de iPhone com telas maiores, um potencial aparelho de vestir e uma atualização da Apple TV, disseram fontes do setor.


A IMPORTÂNCIA DO iPHONE

No último trimestre, as vendas de iPhone aumentaram 13%, para 35,2 milhões, e as vendas de Mac subiram 18%, para 4,4 milhões. Isso ajuda a compensar o segundo declínio trimestral consecutivo do iPad, cujas vendas caíram 9%, para 13,3 milhões, pois o mercado de tablets está se saturando, especialmente nos EUA e na Europa Ocidental.

Os resultados reforçaram a importância do iPhone, que representa mais de metade da receita da Apple e cerca de 70% do total de lucros, segundo o ISI Group.

A Apple lançará novos modelos de iPhone, com tela de 4,7 polegadas e de 5,5 polegadas, disseram fontes do setor. Alguns analistas antecipam que os novos dispositivos sejam os mais vendidos da empresa desde a apresentação do iPhone, em 2007.

A Apple está respondendo a uma mudança nas preferências dos consumidores em favor de smartphones com telas maiores, tendência que a Samsung Electronics Co. e outras empresas têm aproveitado para arrebatar a participação da Apple no mercado.

Na China, cerca de 40% dos dispositivos móveis vendidos com o sistema operacional Android da Google Inc. em 2014 tinham uma tela de mais cinco polegadas, segundo uma estimativa da Forrester Research.


FOCO NA CHINA

A China também continua sendo um importante foco para a Apple. Nos últimos três meses, a empresa disse que as vendas de iPad cresceram 51% no país mais populoso do mundo e que as vendas de iPhone aumentaram 48%, impulsionadas por uma parceria para vender o dispositivo através da operadora de telefonia celular China Mobile Ltd. As vendas de Mac também aumentaram 39% na China, disse Cook.

Junto com a China, as vendas no Brasil, na Índia e na Rússia também têm sido fortes. As vendas de iPhone nesses países aumentaram em total 55% no último trimestre.

Após enfrentar críticas de investidores ativistas, como Carl Icahn, para que retornasse mais dinheiro aos acionistas, a Apple também continuou aumentando seu dividendo.

A companhia disse que daria um dividendo de US$ 0,47 por ação, que será pagável em 14 de agosto aos acionistas do que foi registrado até 11 de agosto.

Por meio de dividendos e reaquisições, a Apple já pagou US$ 74 bilhões até agora como parte de um programa de retorno de capital de US$ 130 bilhões autorizado para funcionar por mais seis trimestres.

A Apple tinha US$ 164,5 bilhões em caixa e investimentos no final do trimestre passado, com somente US$ 27 bilhões mantidos nos EUA. As vendas internacionais representaram 59% da receita da empresa no último trimestre.