Governador comentou déficit de R$ 9 bilhões nas empresas públicas sob a gestão Lula
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou, nesta quinta-feira, 16, o desempenho das estatais federais sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em publicação no X, Tarcísio afirmou que “as estatais sempre dão prejuízo nos governos do PT”. Acrescentou que o atual governo federal demonstra “desconhecimento detalhado do assunto no que diz respeito à gestão pública”.
Tarcísio Gomes de Freitas - Precisa comentar alguma coisa? O gráfico fala por si. As estatais sempre dão prejuízo nos governos do PT. Eles têm o que eu chamo de desconhecimento detalhado do assunto no que diz respeito à gestão pública. E sabe quem paga a conta? Você, eu e todos os brasileiros. Aqui em São Mostrar mais
“Precisa comentar alguma coisa? O gráfico fala por si. As estatais sempre dão prejuízo nos governos do PT. […] Sabe quem paga a conta?”, indagou o governador paulista. “Você, eu e todos os brasileiros. Aqui em São Paulo a gente privatizou estatais, ajustou as contas e tem responsabilidade com o dinheiro dos paulistas. São Paulo está na direção certa!”
Tarcísio mostra gráfico que aponta crescente endividamento O comentário de Tarcísio foi uma reação a alguns dados que a emissora CNN Brasil apresentou no programa Prime Time desta quarta-feira, 15. O conteúdo baseia-se em números do Banco Central. Eles mostram que as empresas públicas, sob o controle do atual governo federal, acumulam um déficit de quase R$ 9 bilhões nos 12 meses encerrados em agosto deste ano.
Durante o programa, a analista Thaís Herédia destacou que o prejuízo mais do que dobrou em relação ao mesmo período de 2024, marcando uma reversão de tendência. As estatais passaram do superávit, no período dos governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), para o vermelho logo no primeiro ano do governo Lula. Com o resultado negativo, disse a comentarista, o governo precisa destinar mais recursos para manter o funcionamento dessas empresas.
A análise reforçou o contraste entre fases de superávit e déficit das estatais ao longo dos diferentes governos, cenário que motivou a reação do governador paulista nas redes sociais e, em duas horas, mobilizou quase 300 comentários de apoio a sua fala e críticas ao governo petista.
Fábio Bouéri - Revista Oeste