segunda-feira, 28 de março de 2022

Cresce a movimentação de produtos do agro nos portos

 Foram 4 milhões de toneladas a mais, comparando com janeiro de 2021

Portos movimentaram 16 milhões de toneladas em produtos do agro
Portos movimentaram 16 milhões de toneladas em produtos do agro | Foto: Claudio Neves/Fotos Públicas

Em janeiro deste ano, pouco mais de 16 milhões de toneladas de produtos do agro foram movimentadas nos portos brasileiros. São 4 milhões de toneladas a mais, em relação ao mesmo período do ano anterior. O incremento chega a 30%. Os números são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

O destaque ficou para a soja, mais de 3 milhões de toneladas, acima de um quinto do total. Os dois principais portos para cargas do agro são Santos (SP) e Paranaguá (PR).

O Porto de Santos (SP) respondeu por cerca de 20% de toda a carga movimentada. A maior parte dos produtos embarcados foram milho, açúcar e resíduos da extração de óleo de soja.

A segunda posição ficou para o porto de Paranaguá (PR), que participou com quase 15% dos produtos do agro. Com cargas especialmente de cereais, de sementes e de frutos oleaginosos, de adubos e de fertilizantes. O resultado é mais de 30% superior a janeiro de 2021.

Entre os itens com mais movimentação no Paraná, estão os fertilizantes e os adubos. Em janeiro, a chegada desses produtos pelos portos do Estado cresceu 24%.

“Paranaguá começou a carregar navio atrás de navio e não paramos mais”, disse Luiz Teixeira Júnior, diretor de operações da Portos do Paraná. “Eles foram obrigados a cumprir esses contratos e nós estamos carregando quase como se fosse plena safra, e estamos embarcando bem. Carregando soja e esperando o milho para abril”, diz Luiz Teixeira Júnior, diretor de operações da Portos do Paraná”.

Leia também“O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para Edição 103 a Revista Oeste

Revista Oeste