País conta hoje com 191 repartições que prestam serviços consulares
Foi publicado um decreto na sexta-feira 28 que cria novos postos diplomáticos do Brasil em regiões onde há expressiva presença da comunidade brasileira.
Agora, o país terá Consulados-Gerais em Chengdu, China, Edimburgo, Reino Unido, e Marselha, França. Foi também criado, pelo mesmo ato, o Vice-Consulado em Orlando, nos Estados Unidos.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a medida “demonstra o compromisso do governo brasileiro de aperfeiçoar e aproximar dos brasileiros residentes no exterior a prestação de serviços e assistência consular”.
Os novos postos também atuarão nas áreas de promoção comercial e cultural e de ciência e tecnologia, em defesa dos interesses do país.
O Vice-Consulado a ser aberto em Orlando, na Flórida, para atuar em região onde residem cerca de 180 mil brasileiros, terá estrutura reduzida e será subordinado ao Consulado-Geral em Miami.
O Itamaraty explicou que a decisão foi tomada pois os custos serão menores que os de um consulado-geral, sem prejuízo da qualidade dos serviços.
Para serem instaladas de fato, as novas repartições consulares ainda precisam ter a anuência dos governos locais.
“A abertura desses postos demonstra o empenho do Ministério das Relações Exteriores em adequar-se ao aumento da comunidade brasileira no exterior, estimada em 4,2 milhões de pessoas”, disse o Itamaraty.
O Brasil conta hoje com 191 repartições que prestam serviços consulares, entre embaixadas, consulados-gerais, consulados e vice-consulados.
Afonso Marangoni, Revista Oeste