Um vídeo de junho deste ano em que a ministra Carmen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) participa de uma live em um evento sobre maconha – o Cannabis Affair (nome científico da droga) – passou a circular rapidamente nas redes sociais, nesta segunda-feira (27), chamando bastante a atenção, principalmente dos políticos e perfis conservadores.
O deputado estadual de Minas Gerais, Bruno Engler, por exemplo, chegou a ironizar o cenário ao qual uma representante da Corte máxima do país, se submeteu:
Parece piada, mas não é! Aqui está a ministra Carmen Lúcia, do STF, em uma live chamada "Cannabis Affair", onde o cenário é enfeitado com folhas de maconha.
Mas basta ouvir o conteúdo, de pouco menos de um minuto, para compreender o motivo pelo qual o vídeo viralizou e vem causando polêmica.
Carmen relativiza o papel do traficante, ao afirmar que nem sempre quem está vendendo a droga é necessariamente um criminoso, fazendo tal ato “para bancar o próprio consumo, já que está desempregado e não conta mais com o financiamento da família, entre outras justificativas”.
Esta situação, segundo Carmen Lúcia, é levada em conta no tribunal, na hora do julgamento.
Enfim, eis a nova modalidade do tráfico (ou não tráfico) de drogas... e a “dica da ministra”.
O Brasil realmente não é para amadores!
Veja o vídeo:
Jornal da Cidade