
Renato Onofre - O Globo
Ex-senador foi ouvido em três investigações que correm em Curitiba contra o petista
O ex-senador Delcídio Amaral confirmou aos investigadores da força-tarefa da Lava-Jato que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema de corrupção na Petrobras. Delcídio esteve em Curitiba na quinta-feira, conforme antecipou o colunista Lauro Jardim nesta sexta, para falar nas investigações que apuram a participação do ex-presidente do esquema de corrupção da Petrobras.
Delcídio foi chamado para explicar a delação premiada dela à Procuradoria-Geral da República. Ele confirmou aos investigadores de Curitiba que Lula usava a Petrobras para manter a governabilidade. E tinha conhecimento “do que acontecia lá dentro”. De acordo com uma pessoa que participou do depoimento, o ex-senador detalhou informações prestadas em Brasília.
Além do ex-senador, a Lava-Jato ouviu nos últimos dias Fernando Bittar, o dono do sítio de Atibaia, cuja posse é atribuída ao ex-presidente. Lula é alvo de três inquéritos. Ele já foi indiciado sob suspeita de ocultar a propriedade de um tríplex no Guarujá. E é investigado no caso do sítio e de receber dinheiro ilícito de empreiteiras através de sua empresa de palestra.
O ex-presidente nega as acusações da força-tarefa da Lava-Jato.