sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Eletrobras terá programa de incentivo a aposentadorias, diz presidente da estatal


Wilson Ferreira Junior - MIGUEL SCHINCARIOL / AFP


Ana Paula Ribeiro - O Globo


Wilson Ferreira Junior pretende reduzir endividamento em dois anos

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, afirmou que a estatal irá reduzir o tamanho da sua dívida e dará início a um programa de aposentadoria incentivada. Nos dois casos, o objetivo é buscar o equilíbrio financeiro da empresa.

A dívida atual da Eletrobras, de R$ 18,3 bilhões, equivale a 8,96 vezes a sua geração de caixa operacional. O objetivo é que seja de no máximo quatro vezes em um prazo de dois anos. Para isso, alguns ativos serão vendidos.

— Acho que um prazo de dois anos é algo que a gente possa buscar. Em especial no perfil dos ativos pós-privatização — disse, durante apresentação no Fórum Exame, em São Paulo.

Ferreira espera ter um plano mais detalhado do que a empresa irá fazer para buscar um resultado melhor nos próximos 60 dias. Ele lembra que a medida provisória 579, que estabeleceu regras para a renovação das concessões, desorganizou as finanças da empresa. A queda de receita líquida foi de 20% e o prejuízo acumulado em três anos chegou a R$ 31,1 bilhões.


— A disciplina financeira é uma obrigação de qualquer gestor de ativo público e ela não foi espeitada como deveria. Agora as consequências são grandes.

O equilíbrio passará pelo enxugamento do quadro de funcionários. Ferreira disse que um plano de incentivo a aposentadoria é una saída, uma vez que mais de 20% dos funcionários possuem mais de 55 anos.

Já Pedro Parente, presidente da Petrobras, voltou a apresentar o plano de investimentos da empresa para o período de 2017-2021.

Ele voltou a criticar a regra de conteúdo local e afirmou que em dois anos irá reduzir a dívida da empresa, também com a ajuda da venda de ativos.