sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Delcídio confirma em depoimento que Lula, o corrupto, ‘comandava’ a corrupção na Petrobras

Com Blog do Josias - UOL


O ex-senador Delcídio Amaral prestou depoimento à força-tarefa da Lava Jato nesta quinta-feira (1º), um dia depois da deposição de Dilma Rousseff. Falou na condição de delator ao procurador da República Januário Paludo. No trecho mais relevante, Delcídio declarou que Lula comandava o esquema de corrupção na Petrobras.
Deve-se a revelação sobre o conteúdo do depoimento ao repórter Daniel Pereira. Em notícia veiculada no site de Veja, ela conta que, de acordo com Delcídio, Lula cuidou pessoalmente do rateio político de diretorias da Petrobras. Envolvia-se na divisão dos postos e na escolha dos nomes indicados pelos partidos.
De resto, Delcídio disse ao procurador da Lava Jato que Lula tinha pleno conhecimento de que as legendas —PT, PMDB e PP— usavam as diretorias da estatal para cobrar propinas de empreiteiras e fornecedores da Petrobras. Tratava-se, na definição do delator, de uma ação de governo voltada à compra de apoio parlamentar no Congresso.
Encrencado desde que foi pilhado tentando comprar o silêncio do também delator Nestor Cerveró, Delcídio respondia a processo no Supremo Tribunal Federal. Cassado, perdeu o anteparo do mandato e viu o caso descer para a primeira instância do Judiciário. As informações que prestou em Curitiba devem ser usadas em inquéritos que correm contra Lula, também submetido à Justiça de primeiro grau.