quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ex-presidente da refinaria Abreu e Lima é convidado para Secretaria de Petróleo

Vera Magalhães - Radar - Veja


Guedes: Convite feito, mas ainda não aceito
Guedes: Convite feito, mas ainda não aceito



O ex-presidente da refinaria de Abreu e Lima, Marcelino Guedes, foi convidado para assumir a Secretaria de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia. O martelo ainda não está batido, mas a tendências é que sua indicação para o cargo seja confirmada.
A refinaria em Pernambuco é alvo da operação Lava-Jato. A força-tarefa sustenta que estouros bilionários de custos nos contratos de construção do empreendimento se deram para custear propinas que abasteciam PT, PMDB e PP.
Guedes, que é funcionário de carreira, com quase 30 anos de Petrobras, geriu a subsidiária responsável pela construção de Abreu e Lima entre 2008 e o fim de 2013, quando a refinaria foi incorporada pela estatal e deixou de ter presidente.

O executivo chegou a prestar depoimento à Lava-Jato na condição de testemunha no começo do ano passado, mas não é pessoalmente investigado. No depoimento à PF, disse que o plano de antecipação de refinaria, liderado por diretoria de Renato Duque, foi responsável pelos aditivos nos contratos dos empreendimentos.