quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Por motivo de segurança, Cerveró é transferido de presídio para a PF. Todo cuidado com a gangue Lula-Dilma...

O ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró durante CPI da Petrobras - Geraldo Bubniak / Agência O Globo

Com O Globo



O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró foi transferido, na noite de quarta-feira, do presídio onde estava, na Região Metropolitana de Curitiba, para a Superintendência da Polícia Federal, também em Curitiba, por motivos de segurança.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela Polícia Federal em Curitiba. Segundo a avaliação dos investigadores, Cerveró poderia estar em risco no Complexo Médico Penal (CMP), onde estava em Curitiba. Cerveró vai permanecer na carceragem da PF por tempo indeterminado.

Na quarta-feira, além de acordada a delação premiada de Cerveró, foram presos o senador do PT-MS Delcídio do Amaral e o banqueiro André Esteves. Ambos acusados de obstruir as investigações da Operação Lava-Jato ao tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró. O senador é acusado de ameaçar parentes do ex-diretor, e de ter oferecido a ele, através de seu advogado, ajuda para fugir do Brasil e não revelar nada sobre o esquema de corrupção da Petrobras.

A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, que apontou o oferecimento de vantagem como, por exemplo, uma mesada de R$ 50 mil para a família de Cerveró e R$ 4 milhões a seu advogado, Edison Ribeiro.

O GLOBO apurou que Bernardo, filho de Cerveró, entregou à polícia uma gravação de Delcídio oferecendo vantagens a Cerveró para ele não fazer a delação, homologada nesta semana. Delcídio é o primeiro senador da República preso em flagrante por conta da oferta para a fuga, que é um crime continuado.

A delação de Cerveró envolve outros políticos ligados ao PMDB. Apesar de Delcídio ser do PT, ele sempre foi considerado um político ligado ao PMDB dentro da estatal. Dois senadores foram citados por Cerveró aos procuradores da PGR.