sexta-feira, 19 de setembro de 2014

"Escócia toma sábia decisão: imagine se o Brasil pudesse fazer o mesmo!"

Blog Rodrigo Constantino - Veja


Mel Gibson no papel de William Wallace em “Coração Valente”: Freedom!
A Escócia, terra de gente como Adam Smith, David Hume e, mais recentemente, Niall Ferguson, berço do melhor Iluminismo que tivemos, por rejeitar a visão racionalista arrogante dos franceses, decidiu em plebiscito continuar no Reino Unido sob a Coroa Britânica. Sábia decisão.
Está certo que William Wallace, eternizado no excelente filme Coração Valente, com Mel Gibson, teria lutado contra a dominação inglesa séculos atrás. Mas o fato é que a Escócia goza de elevado grau de independência, e mais nem é desejável, visto que a esquerda tem tido força no país e liderava o movimento de separação total.
Com todos os defeitos e não imune ao estrago dos “progressistas”, do politicamente correto e dowelfare state que assolam a Europa toda (recomendo os livros de Theodore Dalrymple), o fato é que o “império” britânico ainda é um farol da civilização ocidental em vários aspectos. Tem em seu DNA a capacidade de liderar o mundo em momentos difíceis. Churchill e Thatcher que o digam! E mesmo agora, segue uma rota bem mais razoável com o conservador Cameron do que a França, por exemplo, com o socialista Hollande.
Pergunto, então, com certa inveja dos escoceses: será que podemos fazer um plebiscito por aqui para escolher também ficar embaixo da Commonwealth britânica? Se for o caso, podemos até declarar guerra ao Reino Unido, como fez a Argentina por causa das Falklands, e imediatamente levantar a bandeira branca e reconhecer nossa derrota, para sermos “anexados” ao império.
Que tal? Para ser britânico e viver sob os cuidados da Coroa eu até estaria disposto a usar aquelas saias como os escoceses, e garanto que aprenderia a tocar a gaita de fole como ninguém! Acho que seria um “pouco” melhor do que viver sob o controle do PT…
God save the Queen!