sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Alibaba passa Facebook em valor de mercado nas primeiras horas na Bolsa

UOL
Com  ASSOCIATED PRESS

Editoria de Arte/Folhapress
Leia a história de Jack Ma, fundador do Alibaba, em quadrinhos
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As ações da gigante do e-commerce Alibaba, que começaram a ser comercializadas na Bolsa de Nova York NYSE nesta sexta-feira (19), saltaram mais de 30% em relação a seu preço inicial e fizeram o valor de mercado da empresa ultrapassar o de Facebook, Amazon e eBay.
Em um dos maiores IPOs (oferecimentos públicos iniciais) da história, a companhia que domina 80% do comércio eletrônico da China viu o valor de US$ 68 por papel saltar até quase US$ 100 nos primeiros minutos de operação.

Por volta das 14h30 de Brasília (aproximadamente duas horas depois do início da venda dos títulos), o valor estabilizava-se em aproximadamente US$ 92 (35,2% acima do preço inicial estabelecido pela Alibaba, de US$ 68).

A US$ 92 por ação, a Alibaba tem valor de mercado estimado em US$ 228,5 bilhões, acima dos cerca de US$ 201 bilhões do Facebook, de aproximadamente US$ 150 bilhões da Amazon e US$ 67 bilhões do eBay.

"Queremos ser maiores que o Wal-Mart", disse o fundador do Alibaba, Jack Ma, à emissora de TV americana CNBC. "Esperamos que, em 15 anos, as pessoas digam que essa é uma empresa como Microsoft, IBM, Wal-Mart, que mudaram e modelaram o mundo."

No último ano fiscal, que terminou em 31 de março, a empresa faturou US$ 3,7 bilhões, mais que eBay e Amazon –concorrentes de comércio eletrônico– juntas.


CONJUNTO DE LOJAS

O Alibaba não é uma única loja virtual, mas um conjunto delas. A primeira foi a que leva o nome da empresa, lançada em 1999, que vende produtos em grandes quantidades na China. A mais famosa, Taobao, veio quatro anos depois e tem como foco o varejo chinês.

O catálogo é de aproximadamente 800 milhões de produtos, de acordo com a empresa. Mas tanta variedade traz um problema: há muitas falsificações sendo vendidas. O Alibaba afirma gastar milhões de dólares por ano tentando resolver a questão.

Se agora há abundância, nos anos 1990 era virtualmente impossível comprar produtos chineses pela internet. Foi o que percebeu Ma Yun –hoje conhecido como Jack Ma ou Crazy Jack–, fundador do Alibaba, quando viajou a Seattle (EUA) em 95.

Ex-tradutor, ele viu que era possível ganhar dinheiro vendendo produtos para o resto do mundo.

NO BRASIL

Por aqui, o Alibaba está presente por meio do site AliExpress, queridinho de noivas que querem economizar no vestido, que vende produtos chineses para o resto do mercado mundial.

De acordo com a papelada entregue à SEC, instituição que regulamenta o mercado de capitais nos Estados Unidos, o Brasil foi o terceiro mercado do AliExpress, atrás de Rússia e EUA, no último trimestre do ano passado.
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Alibaba - 2ºtri/2014
Receita US$ 2,54 bilhões
Lucro líquido US$ 1,99 bilhão
Número de funcionários 24 mil
Principais concorrentes Amazon, Ebay, JD (na China)