quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mais de 40 pessoas morrem em acidente aéreo em Taiwan

Veja

Aeronave modelo turboélice da companhia TransAsia Airways fez pouso de emergência antes de chegar ao aeroporto e pegou fogo logo em seguida

 
  • Próxima Foto
  • Aeronave modelo turboélice da companhia TransAsia Airways fez pouso de emergência antes de chegar ao aeroporto
    Aeronave modelo turboélice da companhia TransAsia Airways fez pouso de emergência antes de chegar ao aeroporto - Reprodução


    Ao menos 41 pessoas morreram após um avião de passageiros da companhia aérea TransAsia Airways realizar nesta quarta-feira um pouso forçado na ilha Penghu, que pertence a Taiwan, relata a CNN citando jornais e agências taiwanesas. A ilha Penghu fica na costa oeste da ilha principal de Taiwan. Segundo o ministro dos Transportes de Taiwan, Yeh Kuang-shih, outras nove pessoas ficaram feridas no acidente com a aeronave – um modelo ATR-72, turboélice bimotor – e foram encaminhadas para um hospital da região.

    Autoridades taiwanesas informaram que o avião pegou fogo após pousar no fim de uma rodovia, antes de conseguir chegar ao aeroporto. O motivo que levou o piloto a tentar um pouso de emergência não foi imediatamente esclarecido. "É caótico o cenário", disse Jean Shen, diretor das autoridades da aviação civil à agência Reuters. "O corpo de bombeiros está apagando as chamas", completou. Segundo o site de notícias Taiwan News, o voo GE222 – entre o aeroporto de Kaohsiung, no sul de Taiwan, com destino ao aeroporto de Magong, na ilha Penghu – estava sendo feito sob péssimas condições atmosféricas.

    A aeronave estava programada para sair de Kaohsiung às 16h00 do horário local, mas partiu às 17h43 por causa do mau tempo. O piloto teria pedido para esperar até pelo menos as 19h00, antes de ser autorizado a decolar. Depois, já próximo ao aeroporto Magong, na ilha Penghu, a primeira tentativa de pouso falhou. Em seguida, o piloto fez um pedido para fazer uma segunda tentativa. Pouco tempo depois, a torre de controle perdeu contato com o voo, segundo relatos.

    Durante a tentativa de pouso de emergência, o avião teria batido com força no chão e em seguida ele pegou fogo e provocou um incêndio que envolveu pelo menos outras duas casas próximas. Fotos postadas em uma rede social mostram uma casa muito danificada e destroços do avião. De acordo com a o canal de notícias locais Focus Taiwan, 58 pessoas, incluindo quatro tripulantes, estavam a bordo do voo GE222.

    O piloto foi identificado pela mídia local como Lee Yi-liang, de 60 anos, e seu co-piloto como Chiang Kuan-Hsing, de 39 anos. Cada um deles tinha mais de 20.000 horas de voo em seus registros profissionais. As primeiras suspeitas levantam a hipótese de o acidente ser consequência da passagem do tufão Matmo sobre Taiwan e Penghu no início do dia, trazendo fortes ventos e chuvas.

    O aeroporto de Magong foi fechado após o incidente, forçando seis voos voltarem ao aeroporto de Taipei. Na capital, o primeiro-ministro Jiang Yi-huah estava preparando uma visita à Administração Aeronáutica Civil para acompanhar as investigações do acidente. Uma do governo, especialistas em aviação e parentes das vítimas irão voar para o local do acidente em breve. Ao longo dos últimos treze anos, a companhia TransAsia Airways registrou oito acidentes, incluindo seis com o modelo franco-italiano ATR-72.

    Local do acidente

     

    Dados do mapaDados cartográficos ©2014 AutoNavi, Google, Kingway, ZENRIN
    Dados do mapa
    Dados cartográficos ©2014 AutoNavi, Google, Kingway, ZENRIN
    Dados cartográficos ©2014 AutoNavi, Google, Kingway, ZENRIN