Produção brasileira de cerveja tem a primeira queda em quatro anos. Recuo foi de 2%, para 13,46 bilhões de litros, segundo dados da Receita Federal
Marcio Beck - O Globo
Depois de dois anos consecutivos em alta, a ressaca econômica mundial parece enfim ter chegado ao setor cervejeiro brasileiro. A produção de cervejas no país fechou 2013 com queda de 2%, de acordo com o Sistema de Controle de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal. É o primeiro recuo na produção anual registrada pelo sistema, que começou a ser instalado em 2009 e passou a contabilizar os dados nacionais consolidados no ano seguinte.
De 2010 para 2011, houve avanço de 3,37%, de 12,84 bilhões de litros para 13,27 bilhões de litros, respectivamente. Em 2012, as cervejarias registradas no Sicobe, que segundo a Receita representam 99,7% do total, produziram 13,74 bilhões de litros, aumento de 3,54% em relação ao ano anterior. No ano passado, o volume caiu para 13,46 bilhões de litros; foram 280 milhões de litros a menos, o equivalente a cerca de seis chopes para cada brasileiro maior de idade.
As garrafas retornáveis de vidro (geralmente, de 600ml), geralmente vendidas em bares, padarias e supermercados, continuaram dominando a producao, com 7,44 bilhões de litros, mais de metade do total. Este tipo de embalagem, no entanto, apresentou a maior queda, de 6,43% em relação aos 7,95 bilhões de litros de 2012. É o nível mais baixo de producao de garrafas retornáveis de vidro captado pelo Sicobe nos seus quatro anos de atividade.
Preferidas nas boates e casas noturnas em geral e alguns restaurantes, as cervejas em garrafas de vidro descartável (como as long necks) caíram 4,1%, de 462,2 milhões em 2012 para 443,3 milhões de litros no ano passado.
Na comparacao de 2012 com 2011, quando a producao alcancou um pico de 538 milhões de litros, também houve retração, de 14,1%. Nestes ambientes, pesquisas apontam que as cervejas estão sendo trocadas por bebidas como as “ice”, à base de vodka, com teor alcoólico semelhante ao da cerveja (5%), mas de sabor adocicado mais aceito pelo público jovem.
Em alta mesmo, só as latas de alumínio, que representam apenas 3% do volume total. A alta é fortemente influenciada pela aceitação, entre o público, das latas de 473 ml das cervejarias de massa. Equivalente a um pint americano, o modelo de embalagem logo se transformou no popular “latão” dos ambulantes nas praias. Por ser reciclável, é favorecido também devido ao apelo ambiental.
Ainda assim, a produção de cerveja em lata mostra sinais de desaceleração. No seu nível mais elevado na ainda curta série histórica do Sicobe, subiu para 5,58 bilhões de litros em 2013, 4,74% a mais que os 5,32 bilhões do ano anterior. O crescimento foi menor que os 7,36% de 2012 sobre 2011 (4,96 bilhões de litros) e os 6,46% de 2011 sobre 2010 (4,65 bilhões).
Renda pressionada pela inflação influencia setor
O resultado confirma a retração apontada pela pesquisa de desempenho da indústria feita pelo IBGE. O preco é um dos principais fatores de pressão no desempenho das cervejarias. As altas acumuladas dos preços da cerveja entre janeiro e novembro, tanto a consumida no domicílio (8,93%) quanto fora (9,67%), estão acima da média dos produtos (4,9%), também segundo os dados mais recentes do IPCA, a inflação oficial, relativos a novembro.
A indústria tenta conter os impactos do peso extra no bolso dos consumidores. A Ambev anunciou no começo de dezembro, que manterá os preços das cervejas de 300ml, 600ml e 1 litro congelados até o fim do carnaval deste ano, que cairá em março. Os varejistas que aderiram à campanha receberam da empresa - que concentra cerca de 70% do mercado brasileiro, de acordo com a consultoria Nielsen - o selo “Verão sem aumento”.