quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

JE Cardozo diz que 'plano de segurança da Copa está bem equacionado`

Cardozo: 'Plano de segurança da Copa está bem equacionado'

Ministro da Justiça afirma que planejamento para a Copa do Mundo está bem elaborado e vai oferecer "excelente padrão" de segurança

Gabriel Castro - Veja
 
 
O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo
O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo (Diego Vara/RBS/Ag. O Globo)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, minimizou nesta quarta-feira a possibilidade de manifestações em série prejudicarem a realização da Copa do Mundo no Brasil. No sábado, um protesto em São Paulo foi palco de cenas de vandalismo, em um possível prenúncio do que ocorrerá durante os jogos. Mas o ministro negou a notícia de que a presidente Dilma Rousseff, que chegou ao Brasil nesta quarta-feira depois de cumprir agenda no exterior, tenha convocado uma reunião para tratar do tema.

"O plano de segurança da Copa do Mundo está bem elaborado e bem equacionado. Temos condições de oferecer um excelente padrão de segurança", disse ele. O ministro disse ainda que é preciso separar criminosos de cidadãos comuns, para respeitar o direito à manifestação sem permitir excessos: "O que é lícito tem que ser respeitado. O que é ato ilícito, obviamente é inaceitável, nós temos que investigar e punir", afirmou.

Cardozo apresentou uma justificativa semelhante quando comentou o episódio dos rolezinhos em shopping centers: "Nós temos que diferenciar as coisas, sem qualquer tipo de juízo de valor. Vamos separar: manifestações colocadas em situações obviamente tuteladas pela Constituição, isso tem que ser respeitado. Não se comporta nenhum tipo de ação repressiva no que é lícito", afirmou.
As declarações do ministro foram dadas após a cerimônia de criação do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, um órgão formado por 26 representantes do governo e da sociedade.